Destaque Espirito Santo

Aos 100 anos, morre Lenira Borges, referência no balé clássico no ES

Lenira Borges nasceu em Porto Alegre, em 1923. Em Vitória desde 1961, fundou academia de dança que leva seu nome e se tornou referência no balé clássico

Por Regional ES

28/08/2023 às 09:50:51 - Atualizado há
Foto: Reprodução/ Twitter/ Renato Casagrande

A bailarina Lenira Borges, pioneira no ensino da dança clássica em Vitória, morreu nesta segunda-feira (28), aos 100 anos. O falecimento da artista foi comunicado pelo estúdio de dança que leva o seu nome. A causa da morte não foi divulgada.

Em uma rede social, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte de Lenira e destacou o trabalho realizado por ela em prol da cultura.

"Recebo com muito pesar a notícia da morte da bailarina Lenira Borges. Seu talento e paixão pela dança encantaram gerações, deixando uma grande marca. Suas performances continuarão a inspirar. Meus sentimentos à sua família e amigos. Descanse em paz, Lenira", escreveu Casagrande.

Em 1961, Lenira se mudou para Vitória e fundou a Academia Lenira Borges. Em mais de 50 anos de trabalho, formou gerações de dança que, agora, são destaques no cenário nacional e internacional. Apaixonada pela arte da dança, a bailarina formou, em 1976, o Grupo Experimental de Dança do Espírito Santo e convidou coreógrafos de relevância na cena nacional e internacional para dar aulas.

Ainda na década de 1970, atuou para a reinauguração do Theatro Carlos Gomes, na gestão de Cristiano Dias Lopez. Informações sobre velório não foram divulgadas.


Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES