O Espírito Santo é o maior produtor e exportador de pimenta-rosa do Brasil. São Mateus, na Região Norte, é responsável por mais da metade da produção do estado e recentemente recebeu a Indicação Geográfica (IG), que garante o selo de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país e atende todas as exigências do mercado.
A concessão da indicação publicada no último dia 18 de agosto pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) fortalece o nome do município nos mercados nacional e internacional.
Ana Paula Martin, uma das produtoras beneficiadas com o selo, destacou a possibilidade de expandir os negócios com a certificação.
Assista o vídeo, clique aqui: ES,o maior produtor de pimenta-rosa no país, recebeu selo de indicação geográfica
"É a garantia do mercado e a garantia também da qualidade dos nossos produtos e o reconhecimento em todo âmbito nacional e internacional", disse a produtora.
Plantação de pimenta rosa em São Mateus, ES. — Foto: Reprodução/TV Gazeta
O trabalho de preparação para a obtenção do selo teve início em 2019 por meio de reuniões mensais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Sebrae com associações de produtores que se adequaram tanto no campo como em relação às boas práticas no de higiene e manipulação dos produtos.
"O Sebrae agora passa a investir mais nos produtores no sentido que eles se apropriem desse selo, dessa identificação, para que eles possam trabalhar mais os seus derivados, a qualidade dos seus produtos e acessar de fato os mercados", disse Paulo Barbosa, gerente regional do Sebrae.
Plantação de pimenta rosa. — Foto: Reprodução/TV Gazeta
"A gente tem certeza de que com a indicação geográfica essa cadeia produtora vai se fortalecer se reinventar, buscar esse canal comercial pra trazer mais rentabilidade, mais segurança e mais sustentabilidade para o produtor de pimenta-rosa aqui na região", disse Erasmo Negris, diretor administrativo da cooperativa de produtores.
"Tem que ter pessoas dentro da associação, uma organização, um bom controle de qualidade para poder manter essa fama, essa qualidade, e a gente não correr o risco de ficar uma indicação geográfica engavetada e sem uso ou vir a perder esse selo", disse Fabiana Ruas, técnica do Incaper.
Produção de pimenta-rosa no ES
Pimenta-rosa — Foto: Reprodução/TV Gazeta
A pimenta-rosa ou aroeira é uma espécie originária da América do Sul, com ampla ocorrência no litoral brasileiro, predominantemente nas áreas de influência do bioma da Mata Atlântica.
De acordo com o Incaper, a espécie nativa do litoral capixaba é muito valorizada na Europa e o consumo é apreciado em todo o mundo. Por conta da valorização no exterior, a pimenta-rosa já desponta como um dos principais produtos de exportação do Espírito Santo.
G1