Aos 52 anos, veio a resposta em forma de alĂvio. A revelação é da atriz LetĂcia Sabatella, após ser diagnosticada com autismo. "É um alĂvio, libertador", desabafou ela em uma série de vĂdeos postados no Instagram pessoal.
LetĂcia Sabatella disse que a descoberta do diagnóstico do nĂvel 1 do Transtorno do Espectro Autista (TEA) explica alguns comportamentos dela, como chegar depois de a festa acabar, não conseguir ao cinema e até perder amizades por isso.
A atriz faz acompanhamento com neurologista e psiquiatra. Ela contou que o processo de descoberta começou com a filha dela Clara, de 30 anos. Para LetĂcia Sabatella, não se deve limitar a diagnósticos. "É positivo perceber o alĂvio que isso [o diagnóstico]", destacou. "Um diagnóstico não é uma limitação definitiva."
LetĂcia Sabatella postou seis vĂdeos curtos para falar sobre autismo. Em cada um deles, a atriz revelou como obteve o alĂvio após o diagnóstico. "O diagnóstico é menos estigmatizante do que os adjetivos que vĂȘm depois", afirmou.
Nos vĂdeos, LetĂcia Sabatella observou que foi interessante saber tardiamente do diagnóstico de autismo.
"Ninguém é só um diagnóstico. Existe a neurodiversidade, acho que é a melhor nomenclatura. Todas as pessoas são muito próprias", ressaltou a atriz.
Compreendendo que ela e a filha Clara se enquadram em aspectos do TEA, LetĂcia Sabatella afirmou que fica mais fĂĄcil olhar para trĂĄs e verificar muito do que viveram.
"Não é uma birra, não é mĂĄ vontade", disse a atriz. "Quantas vezes não conseguia sair de casa, não conseguia ir ao cinema porque ir ao cinema era uma experiĂȘncia sensorial muito grande, de tão sensĂvel que eu era."
Ao descobrir-se autista, LetĂcia Sabatella afirmou ter compreendido também as dificuldades que tĂȘm com horĂĄrios. "Muitas vezes não consegui chegar no horĂĄrio porque precisei ficar comigo. Não sabia explicar."
A arte é o caminho
A atriz acredita que o que a libertou das amarras de quaisquer limitações do autismo foi a arte. "Arte é o caminho da socialização", disse LetĂcia Sabatella. "A arte tem sido o caminho para ir me socializando desde criança."
Bem humorada, ela é categórica: "Sempre fui muito amiga da loucura [?] a peculiaridade e a loucura".
Segundo a artista, a sabedoria popular ensina o porquĂȘ de o aprendizado ser lento. "A mĂĄxima popular é muito sĂĄbia "a luz quando é muito forte, cega'", ressaltou ela.
Para a atriz, o autismo é um excesso de sensibilidade e deve ser visto de uma maneira mais natural. "É da normalidade ter diferenças. Palavras são reducionistas."
Apoio e identificação nas redes sociais
Nas redes sociais, LetĂcia Sabatella recebeu apoio e muita identificação depois que revelou que ela e a filha Clara foram diagnosticadas com autismo.
"VocĂȘ não sabe como deu esperança para todos que convivem com alguém na famĂlia com o diagnóstico. VocĂȘ é uma excelente pessoa e ótima profissional", reagiu um fã.
Uma internauta mencionou a experiĂȘncia pessoal. "Um dia um namorado virou se para mim e perguntou: "SerĂĄ que vocĂȘ é autista?" Eu disse que apenas eu conseguia nadar em ĂĄguas mais profundas do que ele."
Para um fã, a revelação de LetĂcia Sabatella deve ser ecoada. "Como eu queria que toda humanidade ouvisse isso e entendessem, o mundo atĂpico tem muitos preconceitos."
Outro internauta destacou a importância de compreender as diferenças para o respeito mĂștuo.
"Estou chegando a conclusão que se todos passĂĄssemos por um diagnóstico para analisar a fundo nossas caracterĂsticas, verĂamos que somos na verdade todos neurodiversos e isso é incrĂvel. Quem sabe estamos caminhando para isso, para um conhecimento mais completo de cada um de nós.
Um ET, o extraterrestre
LetĂcia Sabatella disse que o ator e diretor Dennis Carvalho, que a levou para a televisão, costuma comparĂĄ-la a um ET, um extraterrestre.
"O Dennis Carvalho sempre falou assim: "LetĂcia é um ET, ela chega aqui, abre um zĂper e sai". [Mas talvez isso seja sobre] essa necessidade de ficar reclusa, de ficar no seu mundinho, né?."
Para LetĂcia Sabatella, a descoberta do autismo e o cotidiano de atriz se completam.
"A profissão de ator é um caminho é de aprendizado e de cura. É uma medicina."
A revelação
LetĂcia Sabatella fez a revelação sobre o diagnóstico de autismo durante entrevista que durou cerca de trĂȘs com Sérgio Mallandro e Renato Rabelo em Papagaio Falante. Na entrevista, ela disse que ainda investiga o diagnóstico que recebeu.
A revelação da atriz ocorreu depois de uma hora e meia de entrevista.
"Ainda é um pouco de antecipação eu falar porque ainda não estudei o suficiente para falar sobre isso, mas jĂĄ sei que é, descobri com investigação de uma psiquiatra e neurologista que é muito séria", disse.
LetĂcia Sabatella disse que se enquadra no autismo num "grau leve, que é chamado de Asperger, que é ativa e passiva nesse tempo."
Atualmente os especialistas evitam a expressão "leve" e "grave" e preferem "nĂvel" a "grau".
Mais uma vez, ela agradeceu à arte por constatar tardiamente o diagnóstico.
"O fato de eu escolher o teatro, escolher a arte, foi meu mecanismo de aprender a, de algum modo, superar ou acomodar essa realidade, esse modo de ver as coisas, que traz muita hipersensibilidade, uma ingenuidade."
Parabéns pela coragem da revelação vai ajudar muita gente!
LetĂcia Sabatella alerta sobre a estigmatização do diagnóstico de autismo: "Todos somos neurodivergentes"
LetĂcia Sabatella sobre o diagnóstico de autismo: "É um alĂvio, é libertador".
LetĂcia Sabatella é diagnosticada com autismo
Só Noticia Boa