O Seminário de Educação Especial e Inclusiva, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, representa o esforço da Prefeitura de Jaguaré em melhorar a qualidade do atendimento aos alunos da Educação Especial; o evento reuniu dezenas de profissionais que atuam com crianças com necessidades especais no município
A Secretaria Municipal de Educação de Jaguaré – Seme, realizou, nesta quinta-feira, 14, o Seminário de Educação Especial e Inclusiva. O evento, que foi realizado no auditório da Secretaria, reuniu cerca de 100 participantes, entre professores, diretores e professores pedagogos da Rede Municipal de Ensino.
O objetivo do seminário foi oferecer conhecimentos aos profissionais em seu trabalho cotidiano com alunos que necessitam de educação especial, no sentido de melhoria da qualidade do ensino a esses alunos. Os educadores também puderam conhecer metodologias de ensino que agregam mais qualidade na aprendizagem, além de desenvolver situações que incentivam a reflexão sobre o assunto.
A ação faz parte da política educacional da Seme que garante em sua Diretriz da Educação Especial estudos que visam à formação continuada de profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino. A Secretaria busca melhoria constante da prática pedagógica promovendo o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência, TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento) e Altas Habilidades/Superdotação.
Público e programação
Estiveram presentes profissionais que atuam com Recursos Multifuncionais, professores que atuam com estudantes da Educação Especial, diretores, equipe pedagógica da Pestalozzi, pedagogos e professores regentes que possuem estudantes da Educação Especial na rede municipal.
Os participantes assistiram palestras ministradas por especialistas com estudos na área de Educação Especial. Entre eles: TDAH - psicóloga Brana Pansini "Adaptação de atividades" - psicopedagoga Maria da Cruz Pariz e "Legislação, Trabalho colaborativo e Capacitismo" – com Carla Gagno Intra Gumieiro, além de "TEA, Deficiência Intelectual" – com Maria Amélia Barcelos Fraga, ambas da equipe de Educação Especial da Secretaria de Educação de Vitória.