As inspeções do Inmetro e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) acontecem de forma recorrente em todo o Brasil
O Dia das Crianças é na próxima quinta-feira (12) e para presentear os pequenos, é necessário ficar de olho na qualidade dos brinquedos adquiridos nas lojas durante o período.
Todos precisam ter certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além de selo que indica a idade das crianças a que aquele produto é destinado.
As inspeções do Inmetro e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) acontecem de forma recorrente em todo o Brasil, e não só com brinquedos. Produtos eletrônicos também precisam passar por fiscalização.
Neste período do ano, lojistas devem ficar de olho nos produtos adquiridos para não correrem o risco de incorrerem em infrações. Ainda mais, quando o assunto é falsificação.
Thiago Lena, dono de uma loja de brinquedos afirma que é necessário adquirir os produtos de fábricas e importadoras regularizada.
"A gente compra sempre de fábricas e importadoras certificadas, porque tem toda a procedência e registros legalizados", disse.
Mário Louzada, diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES), orienta que todos os produtos devem ser certificados, primeiro pela segurança das crianças e segundo, dos próprios empresários.
"Se você comprar um brinquedo que não é certificado, quem vai garantir que ele não vai soltar uma peça?! Uma tinta tóxica que pode dar um problema no fígado da criança, que não vai agarrar uma peça, morrer por asfixia", disse.
De acordo com ele, quem comercializa este tipo de produto corre risco de responder criminalmente.
"Ele está comprando produtos que não são legalizados, está deixando de fazer a coisa certa perante a Secretaria da Fazenda, o Inmetro e o Procon. Isso é crime e ele pode ser duramente penalizado por isso".
*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV