Destaque Com apenas 12 anos

Corredora capixaba representa o ES nas Paralimpíadas

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

Por Regional ES

12/10/2023 às 06:39:53 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Qual é o discurso geral da sociedade sobre pessoas com deficiência? Sofrimento, tristeza. Quando é algo que tenta ser mais positivo, algo sobre superação. Mas que tal se, nesse Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, simplesmente exaltarmos a capacidade de uma pessoa?

Uma atleta de futuro

Por exemplo, a Patrícia dos Reis Silva. Ela é corredora, e das boas. Com apenas 12 anos, a Patrícia já é dona de duas medalhas de ouro. Através da corrida, ela se descobriu no mundo. E a mãe coruja, a dona Márcia, é só orgulho da filha.

Em entrevista à coluna A Voz da Inclusão, ela nos contou que a Patrícia adquiriu a lesão do plexo braquial no parto. As lesões nesse conjunto de nervos podem causar dores, prejudicar a movimentação total ou parcialmente.

Dona Márcia conta que desde os 3 meses de idade a Patrícia é usuária da Apae da Serra, onde recebe tratamentos com neurologista, psicóloga e nutricionista. Mas foi na Estação Conhecimento, projeto social do qual faz parte há quase 3 anos, que a Patrícia descobriu sua paixão por esportes.

Atualmente, a atleta está competindo nas Paralimpíadas. Em Vitória, ganhou ouro. No início de setembro, ela participou da primeira etapa em São Paulo. Em uma fase, também teve o melhor tempo e ficou em primeiro lugar. Finalizando essa etapa e competindo com outras 7 meninas em sua categoria, Patrícia chegou em terceiro lugar e garantiu sua presença na final, que acontece em novembro.

Patrícia também se dedica aos estudos, como toda menina de sua idade. Mas seu sonho é se tornar atleta profissional. Para isso, conta com seu treinador na Estação Conhecimento, Diego Mello. Segundo a mãe, dona Márcia, "o Diogo é muito importante nesse processo, pois todos dias a motiva mais, mostrando a capacidade dela".

Sobre a filha, ela fala: "Eu sinto um sentimento inexplicável, pois ver minha filha crescendo com tanta garra e determinação me deixa muito grata. Eu só tenho que agradecer a Deus por tudo isso que está acontecendo na vida dela, pois só nós sabemos o quanto foi difícil ver minha filha muita das vezes triste e se sentindo sem motivação."

Ao ouvir a Patrícia falando, temos dimensão da importância do esporte na vida dela. "Depois que comecei a fazer atletismo me sinto mais inclusa em relação ao meu problema, me sinto mais capaz e mais confiante". Sobre isso, dona Márcia completa: "Hoje, é uma vitória ver ela tão feliz, e fazendo o que ela realmente pegou tanto amor".


Patrícia falou também de como se sente correndo. "A corrida significa para mim muita motivação, me traz um mix de emoções como alegria, conforto e adrenalina. Antes eu era uma pessoa ansiosa, tímida, triste". Ela fala que "odeia" quando precisa perder algum treino e não pode estar com os amigos que fez no atletismo.

E finaliza, para deixar claro o seu amor pelo que faz: "Amo quando estou nas aulas, amo participar de competições". Seu amor e dedicação são visíveis, Patrícia!

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES