Economia Espírito Santo

Site vai mapear dados do comércio e turismo em tempo real no ES

Fecomércio lançou o projeto Connect, que será desenvolvido em parceria com a Faesa, Secti-ES, Fapes e Movimento Capixaba pela Inovação

Por Regional ES

17/10/2023 às 16:35:33 - Atualizado há
Foto: Erika Santos/Folha Vitória

A Fecomércio-ES, em parceria com a Faesa, Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti-ES), Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) lançou na manhã desta terça-feira (17), em Vitória, o projeto Connect, cujo objetivo é mapear em tempo real dados do comércio de bens, serviços e turismo do Espírito Santo.

THOMAZINE

Será uma plataforma que funcionará a partir de 2024 dentro do site da Fecomércio e reunirá dados de 137 mil empresas ligadas ao comércio, bens, serviços e turismo do Espírito Santo.

A conexão entre pesquisadores, acadêmicos, técnicos e profissionais atuantes no comércio capixaba é o principal diferencial da iniciativa, que vai ser desenvolvida ao longo de três anos.

"Nosso principal objetivo é ter uma matriz mapeada, um monitoramento detalhado, em tempo real, dos dados da nossa principal atividade econômica nos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo. Essas informações são primordiais para planejar e direcionar ações, contribuir com a tomada de decisões estratégicas para o negócio, enxergar oportunidades, antecipar potenciais crises e criar soluções, de acordo com a realidade do nosso Estado e, mais ainda, de forma segmentada para microempreendedores, atacadistas, lojistas, rede hoteleira etc", explica Idalberto Moro, presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac.

O projeto também engloba promoção de eventos, pré-aceleração de ideias e aceleração de startups.

Investimento supera R$ 4,7 milhões

A iniciativa será financiada pelo governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Espírito Santo (Fapes) e do Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com investimento total no valor de R$ 4.718.263,90.

O Connect será dividido em quatro eixos. O primeiro é o Observa, o portal interativo com todos os dados e informações do setor disponíveis de forma fácil e prática, para auxiliar os empresários na tomada estratégica de decisões. Os primeiros dados consolidados do Observa serão disponibilizados a partir de 2024.

"Na primeira fase, a ideia é contribuir com dados do nosso ecossistema de negócios, somando levantamentos e pesquisas que já existem e outros que ainda serão levantados, e disponibilizando em uma plataforma única, um observatório, onde será possível pesquisar, comparar e refinar os dados para obter informações específicas, e usar essa informação para tomar decisões", explica Ana Carolina Júlio, responsável pelo Eixo Observa do Connect.
CRICARE

Na sequência, os eixos Engaja, Desafia e Acelera serão desenvolvidos pela Faesa, seguindo com as ações do projeto. O Engaja será a fase de compartilhar os dados sobre o setor levantados no Observa, além de difundir e fomentar conhecimento sobre inovação, com palestras, seminários e feiras.

No Desafia, será feita a pré-aceleração de ideias e soluções inovadoras até o desenvolvimento de startups atuantes em áreas específicas, para atender às principais necessidades do setor, que ocorrerá na etapa Acelera.

"O Connect é um projeto pensado para desenvolver um ecossistema de negócios ainda mais forte no Espírito Santo, focado no setor do comércio. Vamos utilizar a estrutura do Hub de Inovação Faesa, para criar mais um projeto inovador, agora voltado para o setor do comércio capixaba, empregando o trabalho de alunos e professores em mais uma iniciativa tão importante de conexão entre academia, mercado e instituições públicas", destaca.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, afirma que ações integradas envolvendo setores são sempre positivas. "Essa ação da Fecomércio-ES caminha com os objetivos do governo do Estado, que é popularizar a inovação", diz o secretário. Segundo ele, a pesquisa e a coleta de informações pela Faesa sobre o comportamento do comércio capixaba proporcionará um melhor planejamento estratégico das empresas do setor.

"Por meio deste projeto, o comércio capixaba e os órgãos públicos terão acesso a informações atualizadas, a fim de identificar tendências e as melhores práticas, contribuindo para o crescimento sustentável e o sucesso das organizações", completou Lamas.

Os 4 eixos do Connect

2. ENGAJA: neste programa serão realizadas atividades de divulgação dos resultados e novas informações que surgirem do Observa, além de mobilizar os setores ligados à Fecomércio, universidades e outros interessados para a importância da inovação como mola propulsora do desenvolvimento do comércio, dos serviços e do turismo do ES. Serão realizadas palestras, seminários e feiras visando desmistificar a inovação e apresentar os resultados obtidos no setor.

4. ACELERA: o programa de aceleração prevê o desenvolvimento de startups atuantes em áreas estratégicas para o setor de comércio, serviços e turismo do Espírito Santo. A seleção de startup se baseará nas propostas de soluções relevantes para problemas comuns de cada setor. Como o objetivo do programa é desenvolver competências empreendedoras nos participantes, o processo de aceleração terá foco em aprimorar o modelo de negócio, fornecer mentorias, facilidades de infraestrutura, investimento financeiro e aproximação com as empresas associadas. Nesta etapa, os empresários do setor serão capacitados e motivados a se envolverem com as soluções, gerando assim novas oportunidades para o ecossistema capixaba.

Quem faz o Connect

FAESA – Responsável pela coordenação geral do projeto e pela execução dos eixos Engaja, Desafia e Acelera. A Faesa tem foco no empreendedorismo e na inovação, com forte conexão com o mercado para projetos e estágios e mais de 85% dos egressos atuando em sua área de formação.

GOVERNO DO ESTADO + SECTI, FAPES E MCI – Responsáveis por prover o fomento para execução do projeto e toda parceria estratégica para desenvolvimento do Connect.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES