Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Rio de Janeiro

Rio sitiado: cariocas relatam terror após morte de miliciano e ônibus queimados

Até o momento, pelo menos 35 veículos - cinco BRT's, 12 municipais e outros de fretamento e turismo - foram destruídos


Rio sitiado: cariocas relatam terror após morte de miliciano e ônibus queimados - Foto: Reprodução

A cidade do Rio vive na noite desta segunda-feira um caos generalizado no setor de transportes devido à destruição de, até o momento, mais de 30 ônibus na capital fluminense, o que resultou no recolhimento de diversos veículos devido ao risco de novos episódios. A interrupção parcial do serviço foi provocada depois que milicianos atearam fogo pelo menos 35 veículos — cinco BRT's, 12 municipais e outros de fretamento e turismo.

As ações seriam uma represália pela morte de Matheus da Silva Rezende, conhecido como Faustão ou Teteus. Ele foi morto em confronto com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil durante uma operação em Santa Cruz. Nas redes sociais, a população reclamou da postura do governador do Rio, Cláudio Castro, ao longo do dia.

"Ousaram e foram extremamente audaciosos, a z.o [Zona Oeste] esta pegando fogo.. além dos ônibus, ainda atacaram o trem, zombaram do poder público, desafiaram as forças de segurança e pior que isso, estão prejudicando a nós, população. Uma merda pra voltar pra casa", disse um perfil no Twitter.


"O crime organizado que não ouse desafiar o poder do Estado", afirmou o chefe do Executivo fluminense na sequência de postagens, publicada pouco depois das 17h, enquanto a contagem de coletivos incendiados a mando dos paramilitares, em represália à operação, ainda subia.


Há relatos de coletivos incendiados não só em Santa Cruz — bairro em que o miliciano foi morto —, mas também no vizinho Campo Grande, assim como regiões mais afastadas: Guaratiba e Recreio, este a quase 30 quilômetros de distância, também registraram incêndios.


O prefeito Eduardo Paes também se manifestou, afirmando ser necessária "uma resposta muito firme das forças policiais" e, por isso, fez um "apelo ao Governo do Estado e ao Ministério da Justiça para que atuem para impedir que fatos assim se repitam".

Segundo a Mobi-Rio, "por questão de segurança", as linhas de BRT do corredor Transoeste foram temporariamente suspensas na tarde desta segunda-feira. Apenas as linhas 13 (Mato Alto—Alvorada), 22 (Jardim Oceânico—Alvorada) e 25 (Mato Alto—Alvorada) estão em operação no corredor.

Quem é Faustão

Faustão é sobrinho de Luis Antonio da Silva Braga, o Zinho, criminoso que assumiu o controle da maior milícia do estado do Rio, que atua na Zona Oeste. O comando da organização foi herdado após morte de seu irmão, Wellington da Silva Braga, o Ecko.

Extra Noticias

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!