Aos 19 anos, a jovem Vitória Bueno é um sucesso nas redes sociais e coleciona admiradores de sua arte por onde passa, seja dançando em cima do palco ou criando uma maquiagem impecável. A mineira de Santa Rita do Sapucaí nasceu com má formação congênita e sem os dois braços, por isso, aprendeu a utilizar seus pés para suas atividades desde criança.
Vih Bueno, como é conhecida na internet, se apaixonou à primeira vista pelo balé. A jornada com as sapatilhas começou aos cinco anos, quando sua fisioterapeuta da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) reparou que ela levava jeito. "Sempre fui aquela criança que era apaixonada por dança, em todos os lugares que ia eu começava a dançar", conta em entrevista com Marie Claire.
Em suas sessões de fisioterapia não era diferente. Então, a mãe da menina foi contatada e ganhou um conselho da profissional, que disse para levar Vih em uma aula experimental na academia de dança da cidade. "Minha mãe ficou com um pouco de medo, porque não tinha muita ideia de como era. Mas eu sabia que exigia muito dos movimentos dos braços. Também por conta de não termos muitas condições, ela ficou toda insegura".
Ao perceberem que Vitória realmente tinha gostado, a academia lhe concedeu uma bolsa de estudos de 100%, para que ela pudesse seguir com as aulas. "Desde a primeira vez eu me encontrei no balé e nunca mais parei", declara.
Para a mineira, o começo foi "um pouquinho desafiador" pois, por ser muito nova, não sabia como se adaptar aos exercícios. "A tia Ândrea mesmo sempre me ajudou e me auxiliou, adaptando muito bem as aulas para que eu pudesse fazer a maioria dos exercícios igual as outras meninas."
"Tudo foi muito bem trabalhado comigo para eu adquirir força no abdômen. As minhas colegas também me ajudaram bastante, foram super acolhedoras comigo. Então tudo que eu precisava tinha o apoio. Costumo até falar que lá é a minha segunda casa lá, a gente constrói uma família, então isso tudo torna mais fácil".
Revista Maria Claire