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Caso de racismo em pedido de pastelaria no RS foi forjado por suposta vítima, diz polícia

Dono da loja, Gabriel Fernandes criou uma conta fake e fez um pedido com observações racistas em sua própria loja; ele vai responder por falsa comunicação de crime

Por Regional ES

18/11/2023 às 07:50:32 - Atualizado há
Loja denuncia racismo em pedido por aplicativo ?- Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou, na última sexta-feira, o proprietário de uma pastelaria na cidade de Campo Bom, por forjar uma situação de injúria racial, no dia 14 de novembro. Gabriel Fernandes teria criado uma conta fake e feito um pedido na própria loja. No campo de observações, pediu "por gentileza" que fosse enviado um "motoboy branco" por não gostar de negros "encostando na comida".

O homem, que é negro, chegou a registrar ocorrência, divulgou prints do caso e, por fim, confessou, em novo depoimento, que foi ele mesmo o autor do pedido e do comentário racista. Delegado responsável pelas investigações, Rodrigo Câmara diz que, ao ser confrontado, Gabriel falou que simulou as mensagens "por motivos particulares que não gostaria de divulgar".

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A observação da suposta cliente racista, identificada como "Andressa Oliveira", foi feita no pedido, e, em seguida, no chat: "Última vez veio um motoboy negro. Peço a gentileza que mande um branco. Não gosto de pessoas assim encostando na minha comida. Obrigada!", teria escrito o próprio Gabriel, na mensagem forjada.

O caso chegou a ser registrado na 3ª Delegacia de Polícia Regional, e documentado como injúria racial consumada.

Mensagens forjadas foram divulgadas nas redes sociais — Foto: Reprodução
Mensagens forjadas foram divulgadas nas redes sociais — Foto: Reprodução

Nome falso e endereço inexistente

Com a repercussão do caso na região de Campo Bom, um novo personagem surgiu na história: o síndico do prédio cadastrado como endereço da cliente que fez a exigência racista. Ele também registrou ocorrência, e alegava que o número de apartamento informado pela suposta autora do crime no aplicativo não corresponde a nenhum dos números existentes no condomínio. Além disso, segundo o síndico, não havia nenhuma "Andressa" no local.

Em nota publicada nas redes sociais, a empresa franqueadora chegou a prestar solidariedade aos proprietários da franquia, e repudiou o comentário da suposta cliente. "Não passará impune", diz a nota.

Franqueadora prestou solidariedade aos proprietários da franquia, e repudiou o comentário da cliente — Foto: Reprodução/Instagram
Franqueadora prestou solidariedade aos proprietários da franquia, e repudiou o comentário da cliente — Foto: Reprodução/Instagram

O caso também foi repercutido pela deputada estadual gaúcha Laura Sito, em publicações nas redes sociais. "É revoltante o que aconteceu em Campo Bom, no Rio Grande do Sul (...) Parabéns pela reação. É assim que racista tem que ser tratado!", escreveu.


Fonte: Extra Noticias
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