O desembargador Carlos Simões Fonseca foi empossado, na última quarta-feira (13), como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Ele comandará a Corte eleitoral no biênio 2024/2025.
Na mesma solenidade, o desembargador Dair José Bregunce de Oliveira tomou posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral.
O novo presidente do TRE-ES assume o posto às vésperas das eleições municipais de 2024. O Tribunal será o responsável por monitorar e garantir a lisura do pleito no ano que vem. De acordo com Simões, a Corte estará atenta a qualquer tentativa de ataque ao sistema eleitoral, devendo até mesmo reforçar o uso de Inteligência Artificial no combate à desinformação.
"Não nos furtaremos, portanto, a agir com o rigor necessário contra ilegalidades e abusos eventualmente praticados no curso do processo eleitoral. Não permitiremos que proliferem notícias falsas e a captação ilícita do sufrágio (votos), que impactam de forma desproporcional a igualdade entre os postulantes aos cargos públicos", asseverou o desembargador durante entrevista coletiva realizada antes da posse.
"Para isso este Tribunal possui ferramentas e expertise adequadas. Aqui nasceu o Pardal, iniciativa nacionalizada posteriormente pelo TSE, dentre tantas outras ações adequadas a prevenir e, quando necessário, reprimir condutas vedadas pela legislação eleitoral, garantindo o pleno funcionamento das instituições democráticas", frisou Carlos Simões, revelando, na sequência, que a Corte deverá investir em IA para reforçar o trabalho da Justiça Eleitoral em território capixaba.
A cerimônia de posse da nova Mesa Diretora do TRE-ES aconteceu no Pleno do Tribunal e contou com a presença de autoridades e políticos, entre eles o governador do Estado, Renato Casagrande; o atual presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Fábio Clem de Oliveira; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Luciana Gomes Ferreira de Andrade; o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho.
Folha Vitória