Destaque Período da quaresma

Quaresma: entenda a diferença entre jejum e abstinência

Periodo de 40 dias faz uma referência ao tempo em que Jesus Cristo esteve no deserto

Por Regional ES

15/02/2024 às 16:58:38 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O Carnaval acabou e, para os fiéis das igrejas cristãs, começou na última quarta-feira (14) o período da quaresma. Muitos católicos, ortodoxos, anglicanos e luteranos, por exemplo, fazem jejum ou adotam a abstinência em relação a algum alimento ou bebida como forma de penitência e renovação do espírito.

LEIA TAMBÉM: Vereador do ES desiste da vida política para virar padre

O termo deriva do latim e nomeia o período que se estende da Quarta-Feira de Cinzas até a Sexta-Feira da Paixão. A contagem faz uma referência aos 40 dias em que Jesus Cristo esteve no deserto. Neste ano, a quaresma se estenderá até 29 de março.

CRICARE

Para marcar o início do período, durante a Quarta-Feira de Cinzas, as paróquias realizam missas e celebrações especiais. Durante os encontros, cinzas bentas são colocadas na testa dos fiéis, como sinal de arrependimento dos pecados e volta para Deus.

LEIA TAMBÉM: Quais os próximos feriados prolongados de 2024? Veja as datas

A quaresma foi instituída na Igreja por volta do século IV. O periodo é considerado de penitência e renovação espiritual.

Entenda a diferença entre jejum e abstinência

O Código de Direito Canônico, documento elaborado pelo Vaticano e que é utilizado como um "guia" para as leis da Igreja, explica que o jejum deve ser realizado de apenas uma refeição completa durante o dia. O gesto é uma forma de penitência pelos pecados.

De acordo com as orientações do documento, só devem fazer jejum os cristãos entre 18 e 59 anos. Grávidas, pessoas com algum tipo de doença e os trabalhadores braçais são dispensados.

THOMAZINE

"O jejum é a forma de penitência que consiste na privação de alimentos. Na disciplina tradicional da Igreja, a concretização do jejum fazia-se limitando a alimentação diária a uma única refeição, embora não se excluísse que pudessem tomar-se alimentos ligeiros às horas das outras refeições. Ainda que convenha manter-se esta forma tradicional de jejuar, contudo os fiéis poderão cumprir o preceito do jejum, privando-se de uma quantidade ou qualidade de alimentos ou bebidas que constituem verdadeira privação ou penitência", detalha o texto.

LEIA TAMBÉM: Influenciadora Deolane Bezerra é investigada após publicar foto com cordão de traficante carioca

Já a abstinência, segundo o documento, deve ser realizado nas sextas-feiras durante o período da quaresma. Neste período, os fiéis da igreja devem se privar de alimentos e bebidas, em especial, os mais requintados. Os fiéis devem viver de forma mais simples.

LEIA TAMBÉM: Mega-Sena: duas apostas do ES acertam a quina e ganham R$ 34 mil

"A abstinência, por sua vez, consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre. A sua concretização na disciplina tradicional da Igreja era a abstenção de carne. [...] Contudo, devido à evolução das condições sociais e do género de alimentação, aquela concretização pode não bastar para praticar a abstinência como acto penitencial. Lembrem-se os fiéis de que o essencial do espírito da abstinência é o que dizemos acima, ou seja, a escolha de uma alimentação simples e pobre e a renúncia ao luxo e ao esbanjamento. Só assim a abstinência será privação e se revestirá de carácter penitencial", afirma o documento.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES