Destaque Bafômetro

Recusa para fazer bafômetro bate recorde no ES e 80% foram em São Mateus

Flagrantes ocorreram durante a Operação Carnaval, realizada pelo Detran-ES e pelo Batalhão de Trânsito

Por Regional ES

17/02/2024 às 10:49:14 - Atualizado há
Foto: Reprodução/BPTRAN

O Carnaval de 2024 bateu recorde de recusas aos testes de embriaguez no Espírito Santo, com 724 flagrantes, 80% dos casos, ou 578, ocorreram somente no município de São Mateus. Ao todo, foram realizadas 1.578 verificações de testes de bafômetro.

LEIA TAMBÉM: Brasil tem risco de temporais neste sábado e ciclone ganha força em alto-mar; veja a previsão para o ES

No ano passado, foram registrados 237 flagrantes em São Mateus, o que configura um aumento de mais de 205% de casos registrados no município durante o carnaval de 2024.

CRICARE

As abordagens foram realizadas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

Além dos testes do bafômetro, de acordo com o levantamento do BPTran, foram abordados 3.128 condutores para outras medidas de combate à embriaguez ao volante, número 8% maior do que o do carnaval de 2023.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Jaguaré convoca selecionados para receber o Vale Gás

Também segundo a BPTran, foram confeccionados 1.524 autos de infração, contra 1.433 no ano passado, o que representa um aumento de 6%.

Durante o período de festas, foram registradas quatro mortes em estradas capixabas.

De acordo com o comandante da BPTran, tenente-coronel Leonardo Nunes Barreto, os números da operação foram expressivos.

THOMAZINE
"Foram resultados expressivos que nos motivam a buscar outras ações dessa natureza. Parabenizo, portanto, os militares e os servidores civis que, apesar das dificuldades de horário, empenharam-se em salvar vidas", disse.

O que acontece se eu me recusar a fazer o teste do bafômetro?

Condutores que não realizarem o teste do bafômetro não estão imunes a penalidades. O responsável do BPTRAN informa que quem se recusa a fazer o exame é punido com, no mínimo, as mesmas penalidades de quem dirige até o limite de 0,33%.

O motorista que não fizer o teste terá a carteira de habilitação suspensa pelo período de 12 meses, além do pagamento de multa. Ele também deve apresentar um condutor habilitado para retirar o veículo do local.

Caso o condutor apresente sinais claros de embriaguez, também vai arcar com as penalidades criminais e será conduzido à delegacia.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES