A meteorologista Josélia Pegorim, do Instituto Climatempo, explicou o fenômeno, que virou atração na tarde desta terça-feira (20), na região de Pedra Mulata
Uma nuvem de formato peculiar chamou a atenção de internautas e também de quem passou pela Pedra Mulata, no município de Viana, na tarde desta terça-feira (20).
LEIA TAMBÉM: Palestras sobre eleição começam nesta quarta por Ibatiba
A nuvem que mais se parecia com um tornado, se tornou uma verdadeira atração nas redes sociais. Este tipo de fenômeno tem nome, como explica a meteorologista Josélia Pegorim, do Instituto Climatempo: nuvem funil.
Ela explica que o formato é um prolongamento que surge na base de nuvem cumulonimbus. E a semelhança com um tornado não é a toa, pois quando a nuvem toca o chão, é justamente nisso que se transforma.
LEIA TAMBÉM: TSE cassa mandatos de vereadores de Vila Velha por fraude em cota de gênero
"Quando o funil toca o solo, então chamamos de tornado. Porém, é comum que ocorra apenas o funil suspenso, sem tocar o solo", informa a meteorologista.
Pegorim disse que a nuvem ficou visível entre 15h30 e 16h em Viana, e foi captada por satélites meteorológicos que mostraram nuvens muito carregadas passando sobre a região.
LEIA TAMBÉM: Senado aprova fim das "saidinhas" para presos; entenda