As áreas prioritárias são os bairros da zona urbana de São Mateus e Guriri, de maior densidade populacional e onde se concentra o maior número de notificações.
O Comitê de Operações Emergenciais, comissão multidisciplinar com representantes de várias Secretarias e de diversos Setores da Secretaria Municipal de Saúde, está aperfeiçoando o Plano Estratégico de Enfrentamento à Dengue no Município. O Comitê já tem listada uma série de ações estratégicas, algumas das quais já em andamento.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Carreta tomba em cima de carros e interdita BR-262 em Marechal Floriano
As áreas prioritárias são os bairros da zona urbana de São Mateus e Guriri, de maior densidade populacional e onde se concentra o maior número de notificações.
"Estamos preparando uma série de ofícios, a serem encaminhados às diversas Secretarias, tornando a cooperação, que já vem acontecendo, oficial e com checkpoints semanais para aferição de resultados" - destacou a secretária municipal de Saúde, Fernanda Encarnação.
LEIA TAMBÉM: 2º AgroDelas - Encontro de Mulheres Produtoras de Jaguaré
PLANO MULTIDISCIPLINAR
Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Agentes de Combate às Endemias, Farmácia Básica, Central de Insumos (Almoxarifado) e Estratégia de Saúde da Família são os setores que já estão em campo, ao longo da semana.
As Secretarias de Assistência Social, de Obras e Limpeza Urbana, de Meio Ambiente, de Educação e de Comunicação também têm atribuições no Plano de Ação: "O checklist é extenso, temos que lidar com questões que vão desde o abastecimento das Unidades de Saúde com soro até a intensificação das ações de limpeza pública e recolhimento de lixo" - complementa Fernanda.
"Mas a ação mais importante de todas é, sem dúvida, obter uma participação ativa da população para, se não eliminar, reduzir drasticamente os focos do mosquito. Sem esse resultado vai ser muito difícil manter o controle" - conclui.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Vila Valério confirma datas da 18ª Festa do Café e da 3ª Agrinorte
CUIDADOS PARA A PREVENÇÃO
- Elimine ou descarte adequadamente recipientes/depósitos inservíveis como: latas, material descartável, casca de ovo, tampa de garrafa e outros;
- Mantenha vedados caixas d"água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água;
- Mantenha canaletas e calhas desobstruídas;
- Não deixe restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas;
- Mantenha ralos e ladrões de caixas d"água protegidos com telas;
LEIA TAMBÉM: Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024
- Lave e escove bebedouros de animais, no mínimo uma vez por semana;
- Nos pratos aparadores de vasos de plantas, coloque areia grossa, de forma a não acumular água;
- Evite armazenar materiais que possam acumular água.