A Mesa Diretora da Assembleia vai publicar, ainda nesta quarta-feira (28), uma edição extra do Diário do Legislativo abrindo o processo de inscrições para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
LEIA TAMBÉM: Redução do número de policiais no ES é maior do que no Brasil
As inscrições serão abertas às 18 horas de hoje e vão até as 10 horas da próxima segunda-feira (04). A eleição para escolha do novo conselheiro será na própria segunda-feira, às 15h30, durante a sessão ordinária da Ales.
A inscrição precisa ser feita por um deputado, bancada ou Mesa Diretora e seguir os critérios contidos no § 1º do artigo 74 da Constituição Estadual, que versa sobre o preenchimento da vaga de conselheiro.
LEIA TAMBÉM: Mais de 20 cidades do ES recebem alertas de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h
A votação é secreta e em cédulas de papel. A apuração ocorre logo após a votação e a expectativa é que o Tribunal de Contas seja comunicado sobre o novo conselheiro eleito no mesmo dia ou, no máximo, na terça-feira (05). Ao que tudo indica, será candidatura única.
LEIA TAMBÉM: PRF apreende carga de cocaína avaliada em R$ 3 milhões que viria de MG para o ESí
A vaga de conselheiro foi aberta no mês passado com a aposentadoria do conselheiro Sérgio Borges e a expectativa era que neste mês ou em março todo o processo de escolha de um novo ocupante da cadeira na Corte fosse concluído.
Mais cedo, a coluna De Olho no Poder noticiou que o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), convocou uma reunião – que seria hoje, mas foi adiada para segunda-feira devido a conflitos na agenda de alguns deputados – para discutir sobre a cadeira na Corte.
A reunião ainda está de pé, porém, vai ocorrer com o processo de preenchimento da vaga em andamento. Sob reserva, alguns deputados falaram com a coluna que gostariam que o assunto "conselheiro do TCES" fosse concluído logo e que iriam pedir celeridade ao presidente. Isso porque 2024 é ano eleitoral e já está praticamente todo mundo com a cabeça nas eleições municipais.
LEIA TAMBÉM: Redução do número de policiais no ES é maior do que no Brasil
Ainda não se sabe quem vai inscrever o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Davi Diniz, na disputa, mas já está praticamente certo que a vaga é dele. Davi tem uma lista de apoio com o nome da maioria dos deputados. Entre 22 e 24 parlamentares já se comprometeram a votar nele.