Destaque Grande Vitória

Vídeo | A praia "sumiu": saiba o que causou neblina intensa na Grande Vitória

O Folha Vitória ouviu o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para entender o porquê do fenômeno atípico

Por Regional ES

07/03/2024 às 12:54:27 - Atualizado há
Foto: Reprodução Instagram/Sônia Santos

Uma neblina intensa que começou na cidade de Vila Velha, durante a manhã desta quinta-feira (07), se alastrou para a capital Vitória e os capixabas ficaram intrigados.

LEIA TAMBÉM: Cooabriel avança na exportação de conilon e registra crescimento de 28% em 2023

THOMAZINE

Os registros tomaram conta das redes sociais. Em algumas postagens, foi possível ver a dimensão do nevoeiro, que cobriu a orla de Vila Velha.


CRICARE

A reportagem do Folha Vitória foi atrás do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para entender o porquê do fenômeno atípico.

LEIA TAMBÉM: Vídeos | Pessoas quase submersas e faíscas em fios de alta tensão: vídeos de temporal no ES impressionam


Neblina? Nevoeiro? O que causou o fenômeno na Grande Vitória?

Enquanto as nuvens se formam em altitudes superiores a 2 mil metros da superfície, o nevoeiro é uma nuvem do tipo "stratus" que se forma em uma altitude menor.

A neblina intensa de Vila Velha foi formada por conta das condições climáticas da madrugada desta quinta-feira (7). De acordo com o Incaper, ocorreu chuvisco na Grande Vitória entre o final da noite e início da madrugada.

No mesmo período, em vez da temperatura cair durante a noite, aumentou. A sensação térmica ficou em torno de 27 °C. Esse aumento de temperatura provocou a condensação do vapor d'água, formando o nevoeiro.

E o que pode acontecer depois da neblina?

São duas opções para estes casos, de acordo com o Incaper. Se fosse o caso de um dia naturalmente com tempo nublado, o nevoeiro poderia persistir e ocasionar alguns chuviscos.

No entanto, a camada de ar acima da neblina pode formar nuvens do tipo "Stratocumulus", que são nuvens mais densas, que ficam bem próximas uma das outras, de formado arredondado.

Com o avanço da manhã, a radiação solar ficou mais presente e esquentou a superfície, o que fez com que o nevoeiro dissipasse. Isso impossibilitou que a nebline ficasse mais densa e com possibilidade de produzir chuva.

Para o resto do dia, as temperaturas tendem a ficar mais elevadas, podendo atingir máxima de 32°C na Grande Vitória e sem previsão de chuva.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES