Isabely Amaral Faria, de 14 anos, estava com um tumor entre as áreas do cérebro responsáveis pela fala, pelos movimentos do lado direito do corpo e a área da memória
O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, realizou uma cirurgia de alta complexidade para a retirada de tumor cerebral em uma adolescente. Isabely Amaral Faria, de 14 anos, realizou o procedimento enquanto estava acordada.
LEIA TAMBÉM: Um dia antes da morte de "Clarinha", Justiça autorizou registro civil da paciente misteriosa
Após apresentar períodos de intensas crises convulsivas, passou por uma investigação médica que acusou um tumor cerebral. O tumor estava localizado entre as áreas do cérebro responsáveis pela fala, pelos movimentos do lado direito do corpo e a área da memória.
"Tal localização torna uma possível cirurgia bastante delicada e complexa uma vez que mesmo uma leve compreensão sobre essas áreas pode causar danos importantes para a vida da paciente", explicou o médico neurocirurgião Walter Fagundes.
Após a tomada de decisão pela cirurgia, o médico propôs que o procedimento fosse realizado com a adolescente acordada.
LEIA TAMBÉM: Capixaba conquista três medalhas com a seleção brasileira na Copa do Mundo de Tiro Esportivo Paralímpico
O procedimento para a retirada do tumor foi realizado na última quinta-feira (14). Ao todo durou um total de 10 horas e foi um sucesso. A paciente chegou a cantar um louvor durante a cirurgia.
"Durante a ressecção do tumor, tínhamos conversas com a adolescente testando a fala e a memória. Ela, cristã evangélica, chegou a cantar o louvor "Perto de Ti" durante a cirurgia. Ao final, foi possível retirar todo o tumor", afirmou o médico Walter.
LEIA TAMBÉM: Humberto e Ronaldo, Rasta Chinela e Bruno e Barreto são confirmados para agitar a festa de Governador Lindenberg!
"Em primeiro lugar, nós agradecemos a Deus por tudo ter dado certo e também ao Dr. Walter Fagundes e toda a sua equipe. Nossos sinceros agradecimentos por toda atenção e preocupação demonstrados com a Isabely desde o início".
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, comemorou o êxito da cirurgia e falou sobre os invesimentos no hospital.
De acordo com o diretor-geral do hospital, Clio Zanella Venturim, foram realizadas, aproximadamente, 200 cirurgias neurológicas eletivas e de urgência durante o ano passado no HINSG.
"Para este ano, aumentamos o número de horas cirúrgicas para dar maior vazão aos procedimentos eletivos e temos a previsão de realizar 300 neurocirurgias, entre urgência e eletivas. Até o mês de fevereiro passado, foram realizadas 50 neurocirurgias", ressaltou.
Assista ao vídeo