Saúde Vitória

VÍDEO | Adolescente canta louvor em cirurgia cerebral de 10 horas em hospital de Vitória

Isabely Amaral Faria, de 14 anos, estava com um tumor entre as áreas do cérebro responsáveis pela fala, pelos movimentos do lado direito do corpo e a área da memória

Por Regional ES

16/03/2024 às 06:48:08 - Atualizado há
Foto: Reprodução/ Sesa

O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, realizou uma cirurgia de alta complexidade para a retirada de tumor cerebral em uma adolescente. Isabely Amaral Faria, de 14 anos, realizou o procedimento enquanto estava acordada.

LEIA TAMBÉM: Um dia antes da morte de "Clarinha", Justiça autorizou registro civil da paciente misteriosa

Após apresentar períodos de intensas crises convulsivas, passou por uma investigação médica que acusou um tumor cerebral. O tumor estava localizado entre as áreas do cérebro responsáveis pela fala, pelos movimentos do lado direito do corpo e a área da memória.

THOMAZINE
"Tal localização torna uma possível cirurgia bastante delicada e complexa uma vez que mesmo uma leve compreensão sobre essas áreas pode causar danos importantes para a vida da paciente", explicou o médico neurocirurgião Walter Fagundes.

Após a tomada de decisão pela cirurgia, o médico propôs que o procedimento fosse realizado com a adolescente acordada.

LEIA TAMBÉM: Capixaba conquista três medalhas com a seleção brasileira na Copa do Mundo de Tiro Esportivo Paralímpico

"Inicialmente, ela ficou assustada, mas aceitou. Tivemos várias reuniões com a equipe médica e diretoria do hospital infantil para viabilizar a cirurgia.

O procedimento para a retirada do tumor foi realizado na última quinta-feira (14). Ao todo durou um total de 10 horas e foi um sucesso. A paciente chegou a cantar um louvor durante a cirurgia.

CRICARE
"Durante a ressecção do tumor, tínhamos conversas com a adolescente testando a fala e a memória. Ela, cristã evangélica, chegou a cantar o louvor "Perto de Ti" durante a cirurgia. Ao final, foi possível retirar todo o tumor", afirmou o médico Walter.


"Em primeiro lugar, nós agradecemos a Deus por tudo ter dado certo e também ao Dr. Walter Fagundes e toda a sua equipe. Nossos sinceros agradecimentos por toda atenção e preocupação demonstrados com a Isabely desde o início".

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, comemorou o êxito da cirurgia e falou sobre os invesimentos no hospital.


De acordo com o diretor-geral do hospital, Clio Zanella Venturim, foram realizadas, aproximadamente, 200 cirurgias neurológicas eletivas e de urgência durante o ano passado no HINSG.

"Para este ano, aumentamos o número de horas cirúrgicas para dar maior vazão aos procedimentos eletivos e temos a previsão de realizar 300 neurocirurgias, entre urgência e eletivas. Até o mês de fevereiro passado, foram realizadas 50 neurocirurgias", ressaltou.

Assista ao vídeo


Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES