Cidade é uma das mais castigadas pelas chuvas que atingiram parte dos municípios capixabas nas últimas horas
O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo(Notaer) realizou, neste sábado (23), o resgate de 33 pessoas que estavam ilhadas em função das fortes chuvas que atingiram Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, nas últimas horas.
De acordo com informações repassadas pelo governo do Estado no início da noite, entre os resgatados pelo Notaer estavam crianças, idosos, adultos e até mesmo agentes do Corpo de Bombeiros.
Os regastes foram realizados em dez pontos do município, conforme apontam os dados informados pelo Executivo estadual.
Na noite deste sábado, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), compartilhou, em seu perfil no Instagram, imagens do momento em que um casal de idosos é resgatado pela equipe do Notaer. Veja abaixo:
Ponto 1: 1 vítima (bombeiro)
Ponto 2: 2 adultos e 2 idosos
Ponto 3: 2 adultos e 2 idosos
Ponto 4: 5 adultos 2 crianças
Ponto 5: 1 adulto
Ponto 6: 4 adultos ( 2 bombeiros)
Ponto 7: 3 adultos e 1 criança
Ponto 8: 1 adulto
Ponto 9: 2 idosos
Ponto 10: 5 adultos
Após quatro mortes serem confirmadas, outros seis óbitos ocorreram em Mimoso do Sul.
A informação foi repassada em entrevista com o Capitão Marinho, do Corpo de Bombeiros Militar.
"Infelizmente já foram confirmados os óbitos. Esse número ainda não tá 100%, pode ser que aumente, mas foram em pontos diferentes e as equipes ainda estão coletando essas informações. A princípio, foram confirmadas 10 mortes", disse o capitão em entrevista para a TV Vitoria.
"As esquipes estão em campo, foi montado uma sessão médica que conta com médicos, assistente social, enfermeiros para dar esse apoio. A gente montou um local para receber os desabrigados e desalojados também", explicou Marinho.
As informações sobre os prejuízos das chuvas continuarão sendo atualizadas a partir de novos boletins divulgados pelo Governo do Espírito Santo.
Estradas de acesso à cidade estão bloqueadas e aeronaves do Notaer realizam o trabalho de resgate de moradores do município.
De acordo com a Cepdec, a prefeitura e os órgãos de segurança do município estão mobilizados no resgate e atendimento emergencial da população.
"Devido à dificuldade de comunicação e de acesso aos lugares mais afastados, não é possível confirmar o número total de desaparecidos, desalojados e desabrigados", informou a Cepdec por nota.
Casagrande informou que os desaparecidos chegam na casa das dezenas. "Temos pessoas infelizmente desaparecidas. A situação de Mimoso tem essa dificuldade a mais por conta da falta de comunicação. Não há energia na cidade, por isso será uma noite dura para os moradores", disse o governador.