PolĂ­tica ViolĂȘncia

Justiça barra propaganda com apologia à violência

Comissão deu parecer favorĂĄvel ao projeto que pune publicidade com conteĂșdo de estĂ­mulo à violĂȘncia contra a mulher

Por Regional ES

27/03/2024 às 06:51:50 - Atualizado hĂĄ
Após debate, projeto foi aprovado com emenda / Foto: Lucas S. Costa

Os deputados da Comissão de Justiça aprovaram nesta terça-feira (26) a constitucionalidade do Projeto de Lei (PL) 258/2020, da deputada Iriny Lopes (PT), que estabelece multa para empresas que trabalhem peças publicitĂĄrias com estĂ­mulo à violĂȘncia contra a mulher, por meio de outdoor, folheto, cartaz, rĂĄdio, televisão ou redes sociais.

LEIA TAMBÉM: Casagrande participa de agenda da Segurança PĂșblica com governadores do Cosud

CRICARE

A proposta foi acolhida no colegiado com emenda, apresentada pelo relator, deputado Capitão Assumção (PL). O texto original previa penalização à veiculação de publicidade ou propaganda "misógina, sexista ou estimuladora de agressão e violĂȘncia sexual contra a mulher". O relator suprimiu os termos "misógina e sexista" por considerar que as palavras são tendenciosas.

LEIA TAMBÉM: Avô ajuda a salvar neto soterrado e encontra corpos de outro neto e nora após enchente no ES: "Não era justo ficarem debaixo do entulho"


Durante a discussão na comissão, o deputado Lucas Scaramussa (Podemos) concordou com a emenda de Assumção, ponderando que o termo "sexismo" pode ter uma concepção muito ampla, enquanto "violĂȘncia sexual e estupro" - elencados no texto do projeto - seriam termos objetivos e tipificados. Scaramussa sugeriu ainda que o relator complementasse com "quaisquer outras formas de violĂȘncia" o inciso que lista quais assuntos estariam sujeitos à punição.

THOMAZINE


Autismo


A Comissão de Justiça também acolheu a constitucionalidade e legalidade do PL 817/2023, de Denninho Silva (União), que propõe que as unidades de ensino de todo o Estado preparem para os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento, entres eles os com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), um Protocolo Individualizado de Avaliação (PIA). O PL 817 tramita junto ao PL 818/2023 do deputado Engenheiro José Esmeraldo (PDT), por terem conteĂșdo idĂȘntico.

LEIA TAMBÉM: VĂ­tima de chuva no ES enviou ĂĄudio para famĂ­lia horas antes de morrer



Confira as matérias aprovadas:

  1. Projeto de Lei (PL) 817/2023, do deputado Denninho Silva, que dispõe sobre Protocolo Individualizado de Avaliação (PIA) para os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento, incluindo-se Transtorno do Espectro Autista – TEA, nas Instituições de Ensino de todo Estado do EspĂ­rito Santo.
  2. Projeto de Lei (PL) 708/2023, do deputado Coronel Weliton, que declara patrimônio cultural imaterial do Estado do EspĂ­rito Santo a Federação Capixaba de Rodeio.
  3. Projeto de Lei (PL) 837/2023, do deputado Coronel Weliton, que declara patrimônio cultural imaterial do Estado do EspĂ­rito Santo o Festival do Maior Café do Mundo de Brejetuba.
  4. Projeto de Lei (PL) 942/2023, do deputado Coronel Weliton, que acrescenta item ao Anexo Único da Lei nÂș 11.212, de 29 de outubro de 2020, instituindo o Dia Estadual da Paz nas Escolas.
  5. Projeto de Lei (PL) 258/2020, da deputada Iriny Lopes, que dispõe sobre a penalização à veiculação de publicidade ou propaganda misógina, sexista ou estimuladora de agressão e violĂȘncia sexual contra a mulher no âmbito do Estado do EspĂ­rito Santo.


Fonte: Assembleia Legislativa do EspĂ­rito Santo
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES