O número de pessoas mortas por dengue no Espírito Santo chegou a 15 nesta quinta-feira (28), segundo nova atualização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa-ES). Os casos notificados somam 104.151 mil, com incidência de 2.562,74/100 mil habitantes.
LEIA TAMBÉM: De artistas a políticos: veja homenagens ao músico Alexandre Lima
A maioria das mortes aconteceram em Linhares (5), seguido por Anchieta (2), São Gabriel da Palha (1), Barra de São Francisco (1), São Roque do Canaã (1), Dores do Rio Preto (1), Laranja da Terra (01), São Mateus (1), Sooretama (1) e Muqui (1).
O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência acumulada das quatro últimas semanas dos casos de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos) e alta (mais de 300 casos). A taxa de incidência é um importante indicador de alerta e ajuda a orientar as ações de combate à dengue.
LEIA TAMBÉM: Idaf orienta produtores de Rio Bananal sobre o Crédito Fundiário
No Estado, a incidência mais alta por dengue é em Barra de São Francisco (7192,24). A maior incidência média, de 203,20 por 100 mil, é em Alto Rio Novo. Nenhum município capixaba está com incidência baixa.
Como se prevenir:
Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
Tirar água dos pratos de plantas;
Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d"água e qualquer tipo de recipiente que possa
reservar água;
LEIA TAMBÉM: Governador autoriza início das obras no Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim
Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como
tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d"água) e mantê-los sempre limpos