Destaque Espírito Santo

Nova carteira de identidade começa a ser emitida em todo o ES; saiba como solicitar

A nova identidade começou a ser emitida em janeiro, mas somente para pessoas que iriam emitir a 1ª via e que não possuíam pendências com a Receita Federal

Por Regional ES

01/04/2024 às 07:11:59 - Atualizado há
Foto: Reprodução/Serpro

O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN), um documento de identificação digital que substitui o Registro Geral (RG), começa a ser emitido em todo o Espírito Santo a partir desta segunda-feira (1º).

LEIA TAMBÉM: 13 cidades do ES estão com mais de 3,4 mil vagas de emprego abertas; saiba como se candidatar

A nova identidade começou a ser emitida em janeiro, mas somente para pessoas que iriam emitir a primeira via do documento e que não possuíam pendências com a Receita Federal.

CRICARE

A identidade antiga, no entanto, continuará valendo até fevereiro do ano de 2032. Ou seja, quem está com o documento antigo, não precisa ter pressa para trocar.

Até agora, cada Estado tem sua própria numeração e sistema. A partir deste novo modelo, todas as bases de dados estaduais deverão estar integradas ao sistema da Receita Federal e à plataforma Gov.Br, de modo que o número do RG passará a ser o mesmo número de CPF do cidadão.

THOMAZINE

Nova carteira de identidade será paga?

O documento poderá ser emitido tanto em papel, de forma gratuita, quanto digitalmente no wallet do Gov.br. A carteira digital fica liberada a partir da impressão da carteira em papel.

Além disso, as renovações por obrigação de lei também são gratuitas. A opção em cartão de policarbonato, deve estar disponível a partir do ano que vem e será paga.

As novas identidades possuem os seguintes prazos de validade para renovação:

0-11 anos: a cada 5 anos
12-59 anos: a cada 10 anos
A partir de 60 anos: validade indeterminada



Saiba como emitir a nova identidade

O cidadão deve agendar o atendimento, de forma on-line, em um dos 13 postos disponíveis no Agenda.es.gov.br ou nos demais postos do interior do estado, de forma presencial.

São solicitados os seguintes documentos:

Certidão de nascimento ou casamento, conforme for o estado civil;
Comprovante de residência;
Comprovante de pagamento da taxa (caso não seja um caso de isenção).


Outros documentos podem ser inseridos na versão digital, como:

Título de eleitor;
CTPS;
CNH;
PIS/PASEP.

Nova identidade: confira o que muda

O novo documento não terá mais o Registro Geral (RG), apenas o Cadastro de Pessoa Física (CPF), válido para todo o país. O documento está disponível em formatos físico e digital, a versão física é estampada em papel moeda.

A nova carteira de identidade seguirá um padrão unificado para todos os Estados e o Distrito Federal. Ela terá o número do CPF como registro geral, único e válido em todo o país. A mudança elimina a necessidade de os cidadãos possuírem um número de RG específico para cada Estado.

A CIN terá um código QR que possibilita a verificação de suas ocorrências, facilitando a identificação de extravios ou furtos.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES