Polícia Mossoró

Após recaptura de fugitivos de Mossoró, governo demite diretor de prisão federal

Atualmente, a penitenciária está sob os cuidados de Carlos Luis Vieira Pires, que foi nomeado como uma espécie de "interventor" pelo ministro Ricardo Lewandowski

Por Regional ES

05/04/2024 às 10:57:00 - Atualizado há
Foto: SNPP | Gov

O Ministério da Justiça e Segurança Pública demitiu o diretor da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), Humberto Gleydson Fontinele Alencar, que estava afastado do cargo desde fevereiro. A portaria de dispensa de Alencar foi assinada na quarta-feira (3) e será oficializada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Nova Venécia anuncia fechamento parcial de vias para poda de árvores

CRICARE

Na terça-feira (2), o ministério concluiu investigação interna a respeito da eventual responsabilidade de servidores na fuga de Deibson Cabral e Rogério Mendonça. O órgão resolveu mover processos administrativos contra 10 servidores, mas concluiu que não houve corrupção mas "falhas nos procedimentos carcerários de segurança".

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Jaguaré lança novo edital para Lei Paulo Gustavo

Atualmente, a penitenciária está sob os cuidados de Carlos Luis Vieira Pires, que foi nomeado como uma espécie de "interventor" pelo ministro Ricardo Lewandowski logo que a cúpula do presídio foi afastada.

THOMAZINE

De acordo com Lewandowski, os detidos formaram um "comboio do crime" para tentar escapar do País. Inicialmente, um dos criminosos ameaçou reagir apontando um fuzil para os policiais, mas desistiu.

Cabral e Mendonça serão levados de volta a Mossoró que, segundo o ministro, passou por uma reestruturação de seus equipamentos de segurança e uma revisão dos protocolos para evitar novas fugas.

LEIA TAMBÉM: Sexta-feira de sol e calor em todo ES; veja a previsão

A fuga que ocorreu na penitenciária de Mossoró é inédita no sistema penitenciário federal, criado m 2006. Os criminosos ficaram foragidos por 50 dias. A lentidão nas buscas motivaram desgaste para o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e para Lewandowski, que havia acabado de assumir a pasta, após o ex-ministro Flávio Dino ir para o Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES