TRABALHADOR

Larva e mosquito são encontrados no mesmo dia em comida de restaurante de universidade federal no ES

As duas situações aconteceram no almoço desta sexta-feira (5), no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória, em um intervalo de menos de uma hora.

Por Regional ES em 06/04/2024 às 07:49:45

Larva encontrada por aluno da Ufes no RU. Espírito Santo. �- Foto: Arquivo pessoal

Dois insetos foram encontrados por alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no almoço desta sexta-feira (5), no Restaurante Universitário do campus de Goiabeiras, em Vitória. Uma larva e um mosquito foram encontrados nos pratos de comida em um intervalo de menos de uma hora. Os flagrantes foram registrados e repercutiram nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM: Fim de semana começa com chuva em partes do ES; veja a previsão

THOMAZINE

O aluno de Publicidade e Propaganda do quarto período, Danilo Alves, de 27 anos, é um dos envolvidos. Por volta das 11h, horário em que o restaurante começa a funcionar, ele foi ao local com os amigos, e quando se sentou na mesa logo identificou uma larva no prato.

"Eu adoro brócolis, peguei isso além de outros alimentos, como arroz, feijão, frango… Mas, antes de comer, sempre fico fuçando a comida, por causa do histórico do RU, das histórias que o pessoal conta. E logo viu algo estranho, a larva estava bem visível de frente pra mim", contou.
CRICARE

O aluno disse que pegou o brócolis na mão e confirmou que se tratava de uma larva inteira. Na mesma hora mostrou para os amigos que estavam com ele.

"Coloquei o brócolis com a larva no guardanapo, tirei os outros do prato, mas comi o restante da comida, não tinha jeito né?! Depois que acabei, levei o guardanapo até as nutricionistas, mas elas só disseram que não poderiam fazer muita coisa, que não tem como controlar esse tipo de coisa na hora da lavagem dos alimentos. Disseram também que eu poderia me servir novamente se quisesse, mas eu não quis", contou.

Essa foi a segunda vez em dois anos que Danilo encontrou um inseto em seu prato. A primeira vez foi também uma larva, só que no meio da alface.

Apesar do flagrante, o estudante relatou a situação de maneira bem humorada em um grupo nas redes sociais de alunos da Ufes, com a intenção de alertar para que quem ainda fosse comer ficasse atento.


Então, às 11h50, veio a mensagem de um segundo aluno, dizendo que tinha encontrado um outro inseto em seu prato. O colega que fez o relato é o Breno Guterres, de 18 anos, também estudante de Publicidade de Propaganda, só que do primeiro período.

O alunos da Ufes, Breno Guterres, encontrou um mosquito no prato de comida. — Foto: Arquivo pessoal

O alunos da Ufes, Breno Guterres, encontrou um mosquito no prato de comida. — Foto: Arquivo pessoal

Brenno contou que colocou no seu caso o inseto foi encontrado na polenta.

"Vi uma coisa na polenta, mas pensei: 'não, não é possível'. Olhei, examinei direito, porque podia ser uma casca ou algo do tipo, mas não. Tinha perninha, tinha cabeça, asa, podia ser um mosquito diferente ou mosca, não sei bem", relatou o calouro.

"Não tinha como não demonstrar surpresa com uma coisa dessas! Foi a primeira vez que aconteceu comigo, eu só tinha ouvido falar de situações do tipo. É meio chato, decepcionante", lamentou o aluno.

Brenno não chegou a mostrar o inseto ou relatar a situação para ninguém da universidade, apenas descartou o bicho e também terminou de comer o restante da comida.

Alunos relatam em grupo o que aconteceu durante o almoço no RU da Ufes. — Foto: Reprodução/Redes sociais

Alunos relatam em grupo o que aconteceu durante o almoço no RU da Ufes. — Foto: Reprodução/Redes sociais

Danilo lembra que atualmente o almoço no RU da Ufes em Vitória custa R$ 5, e essa é uma das principais reclamações dos alunos para a universidade, inclusive quando acontecem paralisações.

O que diz a Ufes

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. — Foto: Luciney Araújo/ TV Gazeta

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. — Foto: Luciney Araújo/ TV Gazeta

Procurada pelo g1, a Ufes informou que não recebeu registro de reclamação ou denúncia sobre larvas na comida servida no restaurante universitário do campus de Goiabeiras nesta sexta.

"Todos os controles relativos à produção das refeições, no que tange à higienização das dependências da unidade e dos reservatórios de água que abastecem o restaurante, assim como serviços de desinsetização e desratização, são executados conforme periodicidade estabelecida pelas normas fixadas para serviços de alimentação coletiva", disse em nota.

Juntamente a esses protocolos, agregam-se os devidos controles de qualidade das preparações, por meio da análise sensorial realizada pelo nutricionista responsável, da coleta e do armazenamento de amostras, e do monitoramento das temperaturas e das preparações prontas para consumo e distribuição".

Por fim, informaram ainda que, diariamente, são servidas cerca de cinco mil refeições nos restaurantes de todos os campi do estado.

Dedetização em restaurantes

Restaurante Universitário da Ufes em Goiabeiras. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Restaurante Universitário da Ufes em Goiabeiras. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Entretanto, os alunos ouvidos na reportagem disseram que acreditam que a ação não tem relação com os casos de hoje e foi uma coincidência, porque essa dedetização já tinha sido comunidade há alguns dias.

Fonte: G1

Comunicar erro
SIMONE

Comentários

CIDADE FM