O ranking, divulgado no dia 3 de abril, foi feito pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT)
A cidade de Vitória, conhecida popularmente como "Ilha do Mel", foi a única das 55 avaliadas a alcançar uma classificação A no Mapa do Turismo Brasileiro. O ranking, divulgado no dia 3 de abril, foi feito pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).
LEIA TAMBÉM: Acidente entre caminhões interdita totalmente a BR-101 na Serra
A classificação segue alguns pré-requisitos. Entre eles a avaliação de legislações municipais específicas do turismo, um Conselho Municipal de Turismo ativo, cadeia de serviços e atrativos turísticos, prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, Centros de Atendimento ao Turista (CATs).
LEIA TAMBÉM: Espírito Santo reforça medidas de biosseguridade para torneios com aves
Segundo a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), o cadastro no Mapa do Turismo acontece anualmente. O órgão enviou toda a documentação até o dia 27 de março.
Diante da nota obtida na classificação, a Prefeitura de Vitória destacou que o reconhecimento da capital não acontece "por acaso".
"Recebemos com imensa satisfação a notícia de que Vitória conquistou a nota A no Mapa do Turismo Brasileiro. Este é um reconhecimento do potencial turístico extraordinário que nossa cidade possui. Estamos comprometidos em promover o crescimento sustentável do turismo em nossa região, preservando nossas belezas naturais e culturais e oferecendo experiências memoráveis aos visitantes", afirmou Marcus Gregório, diretor-presidente da CDTIV.
"Nossa ilha conta com uma ampla gama de hotéis de qualidade e restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia local e do mundo, Vitória se destaca como um destino turístico incomparável. A classificação de Vitória com nota A pelo Ministério do Turismo é um testemunho do nosso compromisso com a excelência turística", disse Luzia Toledo.
Dentre os destaques do turismo de Vitória estão o pôr do sol na Ilha das Caieiras, o maior manguezal urbano da América Latina, a temporada de baleias-jubarte, os parques urbanos e o Carnaval, dentre outros.