Destaque Colatina ES

Agricultores de Colatina recebem 400 mudas de acerola

Já produtores de Mantenópolis receberam mudas de uva, dentro do Programa Arranjos Produtivos, iniciativa da Casa dos Municípios da Ales em apoio à agricultura familiar

Por Regional ES

15/04/2024 às 14:02:00 - Atualizado há
Em Mantenópolis, além das mudas de uva, foram entregues sacos de calcário / Foto: Aldo Aldesco

Quatrocentas mudas de acerola foram distribuídas para oito produtores de Colatina, vinculados à Cooperativa de Agricultores Familiares (CAF) da cidade, na quinta-feira (11), no Ceasa Noroeste. A ação faz parte do Programa Arranjos Produtivos, coordenado pelo Conselho de Governança dos Arranjos Produtivos, iniciativa da Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales) que já conta com a adesão de 20 municípios.

LEIA TAMBÉM: Caminhada pelos Autistas reúne multidão em Camburi

CRICARE

Colatina é um grande produtor de café e, com a adesão de mais agricultores à cultura frutífera, o segmento de polpas será renovado e aumentado, diversificando a produção local. O presidente da CAF Colatina, produtor orgânico Wellington Schmidt, observou que o incentivo para diversificar a produção dos agricultores familiares deve incrementar a renda deles.

"O projeto Arranjo Produtivo vem com essa pegada de fomentar a agricultura familiar e a gente é parceira que está na base junto aos agricultores e que faz com que essas plantas cheguem aos agricultores, acompanhado de apoio técnico. A polpa de frutas é entregue nas escolas de Colatina e também para outros municípios", relatou.

LEIA TAMBÉM: Senado Federal avalia Projeto de Lei que isenta pessoas do espectro autista de tributação

A coordenadora técnica do programa Arranjos Produtivos em Colatina, engenheira agrônoma Juliana Azevedo, destacou que, com o programa, os produtores saem da monocultura do café e cultivam, além da acerola, morango e cítricos.

THOMAZINE

O produtor familiar Rafael Vieira atua na agrofloresta, ou seja, cultiva a floresta e produtos agrícolas, nesse caso, frutas. Para ele, a acerola vem para incrementar sua produção. Seus produtos também são destinados à merenda escolar no município.

Presente ao evento, o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (MDB), ressaltou a importância de ouvir e aprender com aqueles que estão na base social e, principalmente, atender suas demandas. O exemplo dado pelo prefeito foi justamente o programa do Arranjos Produtivos.

LEIA TAMBÉM: Semana começa com temperaturas amenas no ES; veja a previsão


Calcário e uvas

Seguindo a agenda do dia, o programa Arranjos Produtivos entregou a produtores rurais familiares de Mantenópolis 22 toneladas de calcário a ser utilizado na terra para incrementar a fertilidade do solo. Também foram entregues mudas de uva para quatro pequenos produtores rurais.


A responsável técnica do programa Arranjos Produtivos em Mantenópolis, engenheira agrônoma Amanda Gonçalves, informou que já foram doadas 28 toneladas de calcário para 47 produtores da região e mais de 400 mudas de uva.

"A maioria trabalha aqui no município com café. Então, essa diversificação com cacau, apicultura e a uva vai acrescentar renda aos produtores", pontuou Amanda.

LEIA TAMBÉM: Flamengo vence o Atlético-GO em jogo com arbitragem polêmica

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mantenópolis, Varly Lima, destacou que o programa dá maior capacidade para a agricultura do município. "Está possibilitando a diversificação da agricultura familiar de Mantenópolis. A capacitação, hoje temos um assistente técnico à disposição dos agricultores que estão no projeto, e há distribuição das mudas e do calcário para incentivar a diversificação da produção. É uma das estratégias na parceria com o sindicato e esse projeto para potencializar a agricultura, que já é muito forte, é a principal atividade econômica do município de Mantenópolis", disse Varly Lima.


Um balanço das atividades do dia do programa Arranjos Produtivos, nos dois municípios, foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos). O deputado reiterou que o programa não visa apenas entregar mudas, equipamentos e insumos, mas principalmente propiciar mais conhecimento técnico da cultura agrícola e apoio, proporcionados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), ambos do governo do Estado.

"É o conhecimento adquirido pelos agricultores que vai possibilitar a produção numa escala maior e com melhor qualidade e aprendizado. Já atingimos quase 25 mil pequenos agricultores e agricultoras, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar de nosso estado", destacou.



Fonte: Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES