Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), referentes ao quadro de empregos em São Mateus no mês de março de 2024, indicam que as oportunidades de inserção formal – com Carteira assinada - no mercado de trabalho continuam crescendo: há 1.639 pessoas empregadas a mais que há um ano.
Mais uma vez o setor industrial puxou os números para cima, com 585 novas vagas – 35,7% do total criado – seguido de perto pelos setores de serviços e comércio com, respectivamente 485 e 330 novas colocações.
CIDADE EMPREENDEDORA
Outro dado que chama a atenção para o desenvolvimento econômico por que passa o Município vem da Sala do Empreendedor, parceria entre a Prefeitura, Sebrae, Aderes e Banestes, através da qual o Município disponibiliza microcrédito para microempreendedores individuais (MEIs) e pessoas jurídicas de outras categorias.
Em 2023 foram concedidos mais de R$ 1,74 milhão, superando um recorde antigo, de 2016, quando esse tipo de crédito era negociado diretamente com o agente financeiro.
Os MEIs ficaram com R$ 1.445.500,00 desse total, com predomínio da clientela feminina: o Juntas, voltado para mulheres empreendedoras, foi a linha de crédito mais procurada.