Ação do projeto Escolas na Ales permite que estudantes conheçam mais sobre o papel do Legislativo, além da estrutura e funcionamento da Casa
Trinta alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Benedita Monteiro, de Ecoporanga, participaram do projeto Escolas na Ales nesta sexta-feira (10). Com a supervisão de pais e professores, alunos do 3° ao 5° ano visitaram a sede do Parlamento capixaba como parte disciplina Explorando a Cidadania: os três Poderes em ação.
A instituição funciona em tempo integral e a disciplina é extracurricular. Antes de conhecer a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), os estudantes visitaram a Prefeitura e a Câmara de Vereadores do município, além do Fórum de Justiça. "Nossa escola trabalha com as eletivas, que é uma disciplina da parte diversificada (...), e nós pensamos em trabalhar um pouco a questão dos três Poderes com os alunos: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário", conta o professor Adeildo Pereira.
O profissional acrescenta que dentro da matéria são trabalhados conceitos da Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa, História e Geografia. Para ele, a disciplina eletiva supre uma deficiência do currículo tradicional no ensino da política. "Eu vejo assim que dentro da disciplina hoje, da base, há uma deficiência quanto à questão do poder, do voto, (...) o papel real do voto e do poder que ele tem na vida do cidadão. Eu creio que esses cidadãos que estão aqui hoje, alunos de 8 a 11 anos, serão cidadãos diferentes, através dessa eletiva que nós estamos trabalhando hoje", conclui.
Isaque do Nascimento, de 10 anos, confirma a avaliação do professor. O aluno considera incrível a experiência e explica a importância dos Poderes constituídos. "Eu tô amando (...), não tem nem como explicar. Eu aprendi que eles [os Poderes] têm que trabalhar em conjunto e que eles são importantes para a sociedade (...). Sem eles o mundo seria desorganizado, também dentro do município, do estado e do país", afirma o estudante.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer todos os espaços da Ales, como a galeria dos presidentes, a biblioteca, o arquivo e, ainda, o Plenário Dirceu Cardoso. Acompanhados por um monitor, os estudantes participaram de uma simulação, na qual apresentaram e votaram um projeto de lei elaborado por eles.
Ana Lívia Pagotto, também de 10 anos, ficou impressionada com o tamanho da sede do Legislativo. Em sua avaliação, a visita abriu novos horizontes. "Olha, eu gostei muito daqui. É a primeira vez que eu vim aqui, eu achei o espaço bem grande. Só pelos lugares que eu passei, eu achei que é enorme. Tem muitas coisas novas que eu ainda não vi em Ecoporanga, e eu achei que eu consegui muito aprendizado aqui, que eu não recebi ainda lá", avalia.
Cidadania
O projeto Escolas na Ales visa ofertar à comunidade estudantil acesso ao trabalho desenvolvido pelo Legislativo estadual e pelos deputados que integram o Plenário da Casa. Durante a visita, monitorada por estudantes de História, os alunos têm a oportunidade de conhecer melhor as ações legislativas, bem como as várias maneiras de estar em contato com a Ales e seus representantes, conhecendo mais de perto as vivências parlamentares.