A Polícia Civil e a EDP descobriram a fraude no medidor de energia dos estabelecimentos, em Santa Maria de Jetibá, na região Serrana do Espírito Santo
Uma inspeção realizada pela Polícia Civil e pela EDP, concessionária de energia no Espírito Santo, flagrou na tarde de terça-feira (14) furto de energia (o popular "gato") em um posto de gasolina em Garrafão, em Santa Maria de Jetibá, na região Serrana do Espírito Santo.
No local, foi constatada uma fraude no medidor de energia e os peritos verificaram que ela não estava sendo paga.
Além do consumo para o posto e seu escritório, o desvio também abastecia uma loja de roupas próxima ao estabelecimento. Os técnicos da EDP desfizeram a ligação irregular.
A equipe de policiais civis da Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio de Vitória realizou a investigação e conduziu o responsável pelo estabelecimento para a Delegacia Regional de Aracruz, no Norte do Estado. O estabelecimento já havia sido autuado administrativamente pela EDP.
Em nota, a EDP esclarece que é proibido o fornecimento irregular de energia para terceiros em imóveis diferentes, mesmo que sejam proprietário, de acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O furto de energia é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além do processo criminal, o proprietário irá arcar com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo.