A produção de café conilon no Espírito Santo neste ano deverá crescer 6,4% em relação à safra 2023, sendo estimada em 10,81 milhões de sacas. Se confirmado, o volume obtido representa a 3ª maior colheita registrada no estado para a espécie.
O aumento esperado reflete, principalmente, a melhora na produtividade das lavouras, uma vez que a área plantada está próxima da estabilidade. É o que mostra o 2º Levantamento da Safra 2024 de Café, publicado na quinta-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Com bons volumes de chuva registrados entre julho e agosto de 2023 no estado capixaba, as plantas emitiram sua florada que, além de ser bem homogênea, teve bom pegamento. No entanto, por influência do El Niño, as precipitações foram bem escassas a partir de setembro de 2023 impactando as lavouras na fase de formação dos frutos.
A estiagem e as ondas de calor, entre outubro e dezembro, também comprometeram, em algum grau, o potencial produtivo dos grãos, mas ainda mantêm a previsão de média superior à temporada 2023.
Já para a espécie arábica cultivada em solo capixaba, a produção deverá ser de 4,25 milhões de sacas, 48,7% acima do total colhido na última safra.
A bienalidade positiva aliada a uma condição climática que se apresentou favorável de maneira geral durante o desenvolvimento da planta influencia no melhor desempenho médio esperado, resultando no bom resultado.
Outras informações sobre o cultivo de café no Espírito Santo e nos demais estados podem ser obtidas no 2º Levantamento da Safra 2024 da cultura, publicado no site da Conab.