O famoso tapete de Corpus Christi na cidade de Castelo, por mais de 60 anos, atrai multidões de pelo município do sul do Espírito Santo neste dia. A organização é feita pelo Frades Agostinianos Recoletos com o Instituto Cultural "Irmã Vicenza", com apoio da prefeitura.
Este ano, a festa terá como tema central "O pão nosso de cada dia", um convite à reflexão sobre a importância da partilha e da solidariedade, especialmente em tempos desafiadores. O tema inspirará a confecção dos tapetes que enfeitarão as ruas da cidade, transformando-as em verdadeiras obras de arte.
"Religiosidade e fortalecimento da fé", foi como resumiu o governador Renato Casagrande (PSB) que passou pelo município – que, inclusive, é a sua terra natal.
Não só nem Castelo que os tapetes atraem os cristãos e os turistas. Na Grande Vitória a confecção está em praticamente todas as comunidades, para que o encerramento seja com a missa solene do Corpo de Cristo.
Na paróquia Santa Rita de Cássia, o tapete foi de cobertores, que depois serão doados.
Em Vila Velha, quem passou entre a Praia da Costa e Itapuã pôde se encantar com o longo tapete na orla.
A Festa de Corpus Christi na Serra, o tapete é de 1,4 km confeccionado em Barcelona. A festa de Corpus Christi de Barcelona é realizada pela paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria, composta por sete comunidades, e conta com o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).