Sa√ļde

Espírito Santo registrou mais de 1500 intoxicações por medicamentos até abril de 2024

Por Regional ES

01/06/2024 às 08:12:05 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação | Pixabay | Pexels

O Espírito Santo registrou do período de janeiro a abril deste ano, cerca de 1570 intoxicações por medicamentos. O número é 12% maior do que o registrado no mesmo período de 2023, com 1402.

A maior causa das intoxicações, de acordo com a doutora em farm√°cia clínica, Sheilla Ferreira, é um velho conhecido dos brasileiros: a automedicação.

DIVINO SABOR

De acordo com ela, é muito comum que pessoas se automediquem e, muitas vezes, sem saber que podem ter um problema de saúde que contraindique o uso daquele medicamento específico.

A especialista explica que no Estado, pelo menos 50% dos casos de intoxicação, tem a automedicação como motivo.

"A automedicação pode levar a intoxicações, a gente tem dados do Estado do Espírito Santo que mais de 50% de casos de intoxicação vindos de automedicação, inclusive de medicamentos controlados. A gente pode ter também efeitos adversos indesej√°veis. Problemas de saúde que a pessoa tenha, toma um medicamento, e esse medicamento não pode ser tomado devido aos problemas de saúde que a pessoa tem", disse.
Para ela, é importante que os pacientes sejam sempre orientados por médicos durante o período de uso de um remédio.
"Eu aconselho o usu√°rio a sempre procurar o aconselhamento do profissional de saúde, parar com a questão de que usou o medicamento porque outra pessoa usou. É muito sério, a gente tem relatos de óbitos e muitos óbitos devido ao uso irregular de medicamentos", afirma.


Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES