Um projeto de lei de autoria do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que extingue 51 cargos comissionados na prefeitura, será votado na Câmara Municipal de Vitória na manhã desta terça-feira (4). A sessão terá início às 9h.
A votação ocorre em sessão ordinária. A informação foi confirmada pelo vereador Duda Brasil (PRD), 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vitória. Brasil afirma que votará favoravelmente à medida.
O projeto foi enviado à Câmara Municipal no dia 27 de maio por Pazolini, que informou que a intenção dos cortes é reduzir gastos da gestão pública.
"Esperamos que seja aprovado, pois vai colaborar muito para a economia na gestão e na racionalização dos recursos públicos, vamos deixar de gastar com algo que não é essencial", informou Pazolini.
Do início da atual gestão, em 2021, até maio deste ano, 99 cargos comissionados foram extintos. Caso o novo projeto seja aprovado, este número subirá para 150.
Isso, de acordo com o prefeito, resultou em uma economia de R$ 70 milhões aos cofres públicos até maio de 2024. A projeção é estimada é de R$ 100 milhões até o fim do ano.
Segundo Pazolini, esta verba já é utilizada em obras realizadas pelo município, em saúde, educação e segurança pública.
"A verba já tem destino: estamos utilizando em unidades de saúde, como a de Santo Antônio, na unidade de Grande Vitória. Utilizaremos também em construção e reforma de escolas", afirmou.
Folha Vitória