Plantando esperança, entre as escolas que realizaram eventos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ecorm Japira realizou diversas atividades e deu continuidade ao projeto "Sementes do Amanhã", da Secretaria Municipal de Turismo; mudas de ipê foram plantadas como parte da recuperação e arborização no entorno da escola
As escolas da rede municipal de ensino de Jaguaré realizaram, durante a semana, atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Celebrado em 5 de junho e instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU, a data tem o objetivo de conscientizar mundialmente sobre a urgente necessidade de preservação dos recursos naturais.
Sementes do Amanhã
Entre as unidades municipais, a Escola Comunitária Rural Municipal – Ecorm Japira, realizou atividade especial nesta quarta-feira, 05, com plantio de mudas, mística e palestra sob o tema "Nossa Terra, Nosso Futuro - Nós somos a Geração Restauração". A escola dá continuidade ao projeto Sementes do Amanhã, criado pela secretária municipal de Turismo, Vera Backer, em 2021. Ano passado, por ocasião da Ordem de Serviço de reforma e ampliação da escola, a secretária entregou sementes de ipê amarelo para serem conservadas e transformadas em mudas.
Plantamos esperança!
"Cabe a todos nós levantarmos a nossa consciência e nossa voz pelo esforço de preservação. E uma das melhores maneiras de fazermos isso é educando as crianças e os jovens. É uma alegria muito grande saber que os profissionais e alunos da Ecorm Japira aceitaram o desafio e cumpriram com a sua parte no projeto "Sementes do Amanhã" gerando os primeiros frutos dessa iniciativa. Hoje, mais que árvores, plantamos mudas de esperança! Que floresçam e se transformem em alegria para as futuras gerações", ressaltou a secretária Vera Backer.
Compromisso com a preservação
A diretora da Ecorm Japira, Eliene dos Santos Pretti, destaca que as escolas desempenham importante papel na conscientização ambiental ao realizar eventos como a celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Para ela, essas iniciativas visam sensibilizar os alunos sobre a importância de preservar e cuidar do lugar, da casa, do nosso planeta.
"Refletir o tema Meio Ambiente em uma escola do campo é de fundamental importância considerando que são os estudantes de hoje que garantirão o futuro do planeta, isso com práticas agroecológicas e sustentáveis e sempre abordando essa temática na escola.
Em 2023, a secretária de Turismo, Vera Backer, nos entregou uma sacola de sementes de ipês e nos deu a tarefa de que elas fossem plantadas e fizessem parte da recuperação e arborização da escola. Assim o fizemos e, hoje, dia 05 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente pudemos iniciar o projeto de arborização no entorno da escola", destacou a diretora.
Eliene Pretti ainda destacou que, além do diálogo, a prática para os estudantes é fundamental. "O grande desafio é a prática, pois, agora eles cuidarão dessas mudas até se tornarem lindas árvores. E para marcar a importância dessa prática, para além deste momento, tivemos diversas apresentações de crônicas, poemas, músicas relacionadas ao tema e palestra", concluiu a diretora.