Evento aconteceu em Goiânia, com 100 palestras. Leia mais em: https://conexaosafra.com/eventos/idaf-participa-da-8a-conferencia-nacional-sobre-defesa-agropecuaria/
Na última semana, aconteceu a Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, promovida pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBD). O evento, que aconteceu em Goiânia, reuniu auditores e fiscais agropecuários, professores universitários e alunos de ciências agrárias, da inciativa privada, instituições públicas estaduais e federais e produtores rurais. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou com destaque do evento.
A Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária é um evento técnico de caráter multidisciplinar e interinstitucional, consolidado como importante fórum de discussão da defesa agropecuária, no qual se compartilham conhecimentos e responsabilidades, a fim de contribuir com a segurança nacional, principalmente no que diz respeito a normas e procedimentos da agropecuária brasileira.
O conteúdo programático abordou 22 eixos temáticos em 100 palestras técnicas, além de diversas reuniões institucionais. O Idaf representou a região Sudeste do País, na grade "Encontro Nacional sobre Fiscalização de agrotóxicos", com a palestra do gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal do Idaf, Márcio Gama, sobre os Impactos da Lei nº 14.785/2023 na fiscalização estadual de agrotóxicos.
Para o diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, é importante a participação do Idaf em eventos como esse para o intercâmbio de informações e alinhamento de ações. "O Idaf vem se destacando no cenário nacional pelo trabalho desenvolvido à frente da defesa e inspeção animal e vegetal do Espírito Santo. Ficamos muito felizes em poder representar a região sudeste com um assunto tão importante como a fiscalização de agrotóxicos. Isso é o resultado de que o trabalho feito no nosso Estado é visto como exemplo pelo restante do País", disse.
Durante o evento, também aconteceram reuniões nacionais paralelas do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), do Conselho Federal de Medicina Veterinária, do Fórum sobre Influenza aviária e do Serviço de Inspeção Oficial.
Participaram os servidores do Idaf Raoni Cipriano, Márcio Gama, Adriana Rampinelli, Ademar Espíndula e Adriana Kister. Representando o Sindicado dos Fiscais Estaduais Agropecuários do Espírito Santo (Sinfagres): Isidório Simões, Josiel Gava e Jovana Sater.