Mais um bebê, que estava engasgado, foi salvo por bombeiros no Espírito Santo. O caso aconteceu em Aracruz. Bernardo, de 1 ano e 2 meses, foi levado pela babá na noite de quarta-feira (12) até a sede da Companhia, engasgado com secreção e desfalecido, em estado grave.
Imediatamente, o capitão saiu da viatura e iniciou as manobras de desengasgo. Virou o bebê de barriga para baixo, deixando a cabeça mais baixa que o tronco, e iniciou a tapotagem, que consiste em bater de forma ritimada nas costas do bebê, com a mão em concha. Ele retornou para dentro do quartel e outros militares que estavam na unidade viram e se aproximaram para ajudar.
Durante o atendimento, os militares constataram que o menino havia broncoaspirado. A criança começou a expelir a secreção, mas era tanto líquido que o bebê começou a escorregar, e não reagia como esperado.
Enquanto um bombeiro continuou a manobra, o capitão chamou a equipe do Samu, que tem uma base no mesmo endereço do quartel, e a equipe médica levou a criança para a ambulância, dando continuidade ao atendimento enquanto se encaminhava para o hospital.
Os bombeiros imaginaram que a ocorrência estava encerrada, mas ainda teriam mais uma missão. Pouco tempo depois, o pai de Bernardo chegou ao quartel, desesperado e buscando por informações.
Os militares notaram que ele não teria condições de se dirigir sozinho até o hospital e, num gesto de empatia, acolheram o pai, fizeram uma oração com ele e o levaram até o hospital, onde ele foi amparado por familiares.
Devido à gravidade em que a criança chegou, a equipe que prestou o atendimento teve dúvidas sobre sua recuperação, mas na manhã desta quinta-feira (13), o alívio finalmente veio: os bombeiros receberam a grata notícia de que Bernardo está plenamente recuperado e sob cuidados médicos.