A Terra dos Tropeiros fez história, novamente, e conquistou o Prêmio Criatividade da Região do Caparaó no Pavilhão Carapina, na Serra, no último fim de semana. O Prêmio avaliado por uma comissão de nove jurados avaliou o espaço por suas potencialidades e atrativos turísticos e culturais de forma criativa, e diferenciada, irreverente e que atraísse a atenção do público.
O estande Ibatiba – Capital Capixaba dos Tropeiros apresentou os costumes tropeiros para todo o Estado. Trajes, utensílios como o Monjolo moendo milho funcionado acoplado a uma roda d"água, mesa posta, Moda de Viola, o típico feijão tropeiro com a aula show e a merenda Xiringa foram atrativos do espaço. A presença da Rainha dos Tropeiros Maria Eduarda Silveira, a Princesa Dheice Xavier, a Miss Universo Ibatiba 2023, Pamela Samara; Miss Grand Ibatiba 2024, Julia Almeida; a Miss Universo Espírito Santo 2023, Anna Beatriz Souza, e o Tropeiro Clássico Carlos Amorim também foram destaques para a premiação.
"Além de contarmos as histórias do tropeirismo mostramos aqui pessoas que fazem questão de manter essa tradição de um povo que lutou pelo desenvolvimento, pela sua cidade.Ibatiba segue fazendo muita história", disse o Prefeito Luciano Pingo.
O Rancho Móvel recebeu milhares de visitantes durante todos os dias. Já o Tropeiro Móvel, um fogão a lenha sobre rodas, também foi um dos grandes destaques da Feira ao circular pelo imenso Pavilhão de Carapina, servindo o público com linguiça, mandioca, biscoito de polvilho e a famosa Xiringa.
A Feira dos Municípios de 2024 foi prestigiada por 80 mil pessoas. O número é 30% maior que a edição do ano passado. Durante os dias de evento, a população capixaba pode conhecer a cultura, a história, a gastronomia e os potenciais econômicos dos 78 municípios do Espírito Santo.