Com a entrega de cartões bancários para agricultores, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Jaguaré iniciou, nesta terça-feira a segunda etapa do programa Compra Direta de Alimentos - CDA, para comercialização de produtos diretos do produtor de base familiar; com segunda fase, programa contribui com quase meio milhão de reais na economia do município
Em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades, a Prefeitura de Jaguaré realizou nesta terça-feira, 18 de junho, a entrega dos cartões de débito para os agricultores familiares que participam da 2ª edição do programa Compra Direta de Alimentos – CDA.
O evento foi realizado no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, e contou com a participação dos secretários municipais de Assistência Social, Soriana Stabenow, de Turismo e interina na pasta de Agricultura, Vera Backer e de Governo, André Aquino, além do gerente geral do Banestes no município, Nazareno Gonçalves e o gerente de Relacionamentos, Lucas Moschem. O Banestes passa a ter a atribuição de agente pagador dos recursos do programa.
Nesta primeira fase da 2ª edição do CDA – 2024/2025, um total de 29 agricultores receberam os cartões bancários, meio pelo qual receberão o pagamento pela venda de seus produtos. Os agricultores também serão orientados para a efetivação das entregas. A primeira entrega será realizada no dia 1º de julho e o valor individual do repasse aumentou este ano para R$ 9.429,94.
Na primeira edição (2022/2023), Jaguaré recebeu do Programa CDA, o montante de R$ 162.500,00 (cento e sessenta e dois mil e quinhentos reais). Já nesta 2ª edição, o valor total subiu para 274.861,32 (duzentos e setenta e quatro mil, oitocentos e sessenta e um reais e trinta e dois centavos). Para participar do programa, os produtores e os beneficiários devem ser cadastrados no CadÚnico.
O cardápio também foi ampliado e diversificado a partir deste ano. Além de pão caseiro, abóbora, banana da terra, feijão, banana prata, batata doce, aipim, abacaxi, mel de abelha, fubá de milho, laranja e pó de café, a Prefeitura vai entregar bolo, biscoito de polvilho, beiju, polpa de frutas, melancia, abacaxi, abacate, pimenta-do-reino, corante, temperos verdes, couve e goiaba. Esses produtos serão entregues para um número maior de entidades: Casa Lar; Casa de Acolhimento e Associação Pestalozzi, além de aumentar de 50 para 100 famílias atendidas pelo Cras e Creas que receberão os produtos.
O Programa CDA tem como objetivo garantir o acesso à alimentação de qualidade para as famílias em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar, cadastradas e atendidas pelo Cras – Centro de Referência de Assistência Social e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas.