Avaliação do desempenho físico dos candidatos é uma das etapas do processo seletivo, que está com inscrições abertas até 8 de julho
A Polícia Militar do Espírito Santo está com inscrições abertas até o dia 8 de julho para o concurso público destinado a preencher 40 vagas. O salário inicial é de R$ 4.384,75.
O processo seletivo tem diversas etapas. Entre elas, estão:
— a confirmação da idade do candidato na base de dados do governamental;
— a realização de provas de múltipla escolha com questões de língua portuguesa, raciocínio lógico, matemático, geografia, história, informática, noções de direito, administração e da Constituição;
— a realização da prova de redação;
— a realização do Teste de Aptidão Física;
— a avaliação psicológica;
— a investigação social do candidato;
— a realização de exames de saúde e toxicológico;
— a aprovação no curso de formação e entrega da documentação prevista no edital.
Uma das etapas que geram dúvidas nos candidatos é o Teste de Aptidão Física (TAF). Segundo o edital, os candidatos serão submetidos a quatro provas: flexão na barra fixa, agilidade, corrida e abdominal remador.
O que será exigido no TAF do concurso da PM?
O candidato deverá se apoiar na barra e elevar o corpo na posição vertical, deixando de ter contato com o solo. O queixo deve ultrapassar a altura da barra. O candidato deverá aguardar o comando do aplicador para retornar à posição inicial. Nesta etapa, haverá apenas uma tentativa.
Para aprovação, os candidatos do sexo masculino devem realizar no mínimo quatro repetições e as candidatas do sexo feminino devem realizar o exercício corretamente apenas uma vez.
Será delimitada uma linha de partida e outra de chegada a uma distância de 9,14m. Dois blocos de madeira serão posicionados atrás da linha de chegada. Cada candidato deverá correr com o máximo de velocidade possível até os blocos, pegar um deles e retornar até o ponto de onde partiu. Em seguida, sem interromper a corrida, deverá repetir a ação com o segundo bloco. A prova será realizada em duas tentativas, a critério do candidato.
Os candidatos do sexo masculino devem realizar a prova em até 10,5 segundos e as candidatas do sexo feminino devem concluir a realização do teste em até 11,5 segundos para serem aprovados.
A prova será realizada em uma única tentativa. Para ser aprovado, candidatos do sexo masculino devem realizar a prova em até 12 minutos. Já as candidatas do sexo feminino, devem concluir a etapa em até 15 minutos e 54 segundos.
A prova será realizada em uma única tentativa. O candidato terá um minuto para realizar o exercício. Será contabilizado o número de abdominais corretos realizadas por cada candidato.
Para aprovação, os candidatos do sexo masculino devem realizar no mínimo 35 repetições e as candidatas do sexo feminino devem realizar no mínimo 30 repetições.