Segundo a ConQuist Consultoria, de pesquisa e desenvolvimento, nos últimos anos a principal mudança na comercialização dos produtos de páscoa aconteceu digitalmente. A pandemia impulsionou as vendas pelo e-commerce, sendo preferência de 71% dos brasileiros. Apesar da queda das vendas de ovos de Páscoa nos últimos anos de pandemia, o consumo de chocolate aumentou em 2021. A categoria conhecida por um consumo representativo fora do lar (42% em valor), atualmente, 58% do chocolate de janeiro a setembro de 2021 é puxada pelo consumo dentro de casa, segundo a pesquisa do Instituto Kantar.
A pesquisa aponta que a alta demanda por chocolate aumentou e refletiu nas vendas. Com isso, levou o grande aumento no preço do cacau, o principal ingrediente do chocolate.
De acordo com Viviane Aparecida, líder de loja da Cacau Show, a inflação também é um dos principais motivos do aumento dos ovos de Páscoa, pois os preços sofreram um reajuste que atinge o mercado tendo em vista que, tanto as embalagens, quanto a matéria-prima, ficaram mais caras.
Viviane afirmou que a expectativa de vendas e a movimentação de consumidores para este ano são maiores em relação ao ano de 2021. Segundo ela, o estabelecimento investiu em novidades.
No ano anterior, a líder de loja disse que as metas de vendas foram afetadas por conta da pandemia e as restrições de comércios e isolamento - mas que, este ano, a equipe está confiante que será diferente e espera não só alcançar a meta, mas sim, ultrapassá-la.
Os ovos de chocolate artesanais também são muito procurados neste período. Porém, o aumento dos ingredientes afeta o preço final para o consumidor.
A cake designer Julia Candeias, que também é professora de confeitaria, afirma que o aumento dos ingredientes é totalmente perceptível, porque foi muito grande.
Segundo ela, dependendo da marca do chocolate, o valor aumentou de R$ 8 para R$ 12.
"No fim do ano, dava para comprar o leite condensado por R$4, R$4,30. Agora, você só acha por mais de R$ 5. Realmente o preço dos produtos aumentou bastante. Hoje o leite condensado integral que eu uso, na última vez que comprei, eu paguei R$5,89", disse a designer.
Com os aumentos dos preços nos supermercados, os profissionais que trabalham com as vendas de chocolate nesse período de Páscoa, consequentemente, fazem ajustes finais para ter algum lucro.
A confeiteira explica que todos os valores dos seus produtos foram reajustados, não só os relacionados a Páscoa, mas da confeitaria em geral. Segundo ela, os clientes entenderam a elevação do preço final, pois todos estão vivenciando essa questão de aumento de preços nos supermercados.
"As minhas vendas permanecem, teoricamente, da mesma forma. Eu que hoje tenho uma menor capacidade de atendimento" explicou Julia.
A profissional diz que, apesar das mudanças de valores, as pessoas continuam comprando produtos de chocolates, e que tudo indica que nesta Páscoa não será diferente, pois o consumo de chocolate faz parte da vida dos brasileiros, que nos últimos anos foram desafiadores com mudanças de hábitos, mas não deixaram de consumir os produtos da categoria.
"Em datas como a Páscoa a pessoa não deixa de comprar chocolate, ela até deixa de comprar um chocolate mais caro por um mais barato, mas ela não deixa de comprar" ressaltou Julia.
CACAU SHOW 2022 2021
Ovo Dreams R$ 84,90 R$ 69,90
Ovo Mezzo com paçoca R$ 58,90 R$ 49,90
Ovo La Creme 0 adição de açúcar R$ 52,90 R$ 44,90
NESTLÉOvo Alpino (337g) R$ 59,99 R$ 46,99 Ovo La Creme 0 adição de açúcar R$ 52,90 R$ 44,90
GAROTO
Garoto Buttons (172g) R$ 49,99 R$ 32,99
Talento Avelãs (350g) R$ 59,99 R$46,99
CHOCOLATES BRASIL CACAU
Delírio de Dinda (690g) R$ 84,90 R$ 74,90
Bem Me Faz Recheado (400g) R$ 72,90 R$ 64,90
Clássico com Flocos de Arroz (300g) R$49,90 R$ 34,90
O Portal R7 apurou que os ovos de Páscoa estão até 40% mais caros nos supermercados neste ano, em relação a 2021. No entanto, produtos como bacalhau, chocolate, vinho, massa fresca, pescado e bombom tendem a apresentar menor aceleração nos preços até o feriado, ou mesmo, em alguns casos, uma leve redução.
A informação é de um estudo realizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) segundo o qual os produtos mais consumidos na Páscoa estão com o preço em desaceleração, em comparação com o mesmo período do ano passado. A estimativa do setor é de um aumento de 36% nas vendas de chocolates nesta Páscoa. "Em um setor competitivo como o supermercadista, sai na frente aquele que consegue negociar os melhores preços com os produtores, fornecedores e a indústria de modo geral. Essa capacidade de negociar, aliada ao mix de marcas e produtos disponíveis ao consumidor, reduz o impacto da inflação no bolso do consumidor", avalia Ronaldo dos Santos, presidente da Apas.A Páscoa é a terceira data mais importante para o varejo de alimentos, atrás do Natal e da Black Friday. A data costuma elevar o tíquete médio em 14% na comparação com o mês anterior.
Segundo levantamento da Apas, esse histórico e a redução dos índices de desemprego apresentados no início do ano fizeram com que 37% dos empresários do setor supermercadista ficassem mais otimistas com as vendas da Páscoa deste ano, em relação às do ano passado, enquanto 45% acreditam que o desempenho será semelhante ao de 2021.Fonte: (Redação Folha Vitória)