De acordo com o Climatempo, um dos principais fenômenos responsáveis pela mudança climática será a infiltração marítima
Ao longo desta semana, o tempo no Espírito Santo promete ser marcado por instabilidade, conforme apontam os meteorologistas. De acordo com o Climatempo, um dos principais fenômenos responsáveis pela mudança climática será a infiltração marítima. Esse processo, também conhecido como brisa marítima, traz consigo ar fresco e úmido do oceano, substituindo o ar quente e seco do interior do estado. Essa interação favorece a formação de chuvas, pois promove o resfriamento e a condensação do ar terrestre, resultando na precipitação.
Para o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão para esta quarta-feira (17) indica muitas nuvens ao longo do litoral capixaba, com possibilidade de chuvas rápidas durante a madrugada e pela manhã. Nas demais áreas do estado, o sol deve aparecer entre nuvens, sem previsão de chuva. Na região da Grande Vitória, a temperatura mínima será de 17°C e máxima de 31°C, proporcionando um dia com variações climáticas significativas.
Na quinta-feira (18), o tempo será predominantemente ensolarado em todo o estado, sem previsão de chuva. Na Grande Vitória, as temperaturas oscilam entre mínima de 17°C e máxima de 31°C.
Já na sexta-feira (19), apesar da estabilidade em grande parte das regiões capixabas, há a possibilidade de novas pancadas de chuva ao longo do litoral, influenciadas pelos ventos costeiros que transportam umidade para o continente. A previsão mostra que na Grande Vitória os termômetros devem registrar mínima de 17°C e máxima de 31°C.