Seiscentas mensagens devem ser enviadas esta semana pelo Whatsapp para suspeitos de furtar, roubar ou receptar aparelhos, segundo a Sesp
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Polícia Civil, anunciou que a partir desta semana começará a rastrear aparelhos celulares furtados e roubados no Espírito Santo.
Suspeitos de furtar, roubar ou receptar estes aparelhos receberão mensagens pelo Whatsapp, que informarão que os telefones são rastreados. Após receber o aviso, a pessoa deverá comparecer à delegacia e devolver o celular aos policiais.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Eugênio Ricas, a partir desta semana, 600 mensagens serão enviadas. Após a devolução dos celulares, os aparelhos serão devolvidos aos verdadeiros donos.
"A Polícia Civil esta semana já vai encaminhar 600 mensagens de Whatsapp para pessoas que estão com aparelhos telefônicas e essas pessoas deverão comparecer à delegacia com esses aparelhos. A Polícia Civil vai fazer o procedimento e posteriormente devolver os aparelhos aos reais donos", explica Ricas.
A Sesp informou que caso a intimação e a solicitação de devolução não sejam atendidas, os cidadãos serão procurados por equipes da PCES para a entrega do aparelho e responderão pelas devidas implicações judiciais.
Em média, dois mil celulares são roubados ou furtados por mês no Espírito Santo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, um número significativo, embora tenha havido uma redução de 11% em comparação com o ano anterior.
Segundo o chefe da Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Diccor), delegado Ícaro Ruginski, a maior concentração populacional na Grande Vitória contribui para esses índices.
A Polícia Civil do Espírito Santo afirma que tem intensificado suas ações para identificar e prender receptadores de aparelhos roubados.
"A maior concentração de população está aqui na Grande Vitória, por isso a maior parte de furtos e roubos ou de crimes patrimoniais também se concentra aqui em Vitória. O número de furtos e roubos a aparelhos telefônicos reduziu em 11% em relação a 2023 para 2022. Isso acontece graças as ações feitas pela Segurança Pública no Estado", disse o delegado.