De janeiro a maio deste ano, os casos aumentaram 30% em relação ao mesmo período no ano passado, segundo o Corpo de Bombeiros
Na última segunda-feira (22), o Espírito Santo registrou três incêndios em regiões diferentes. Um deles ocorreu em Vitória, outro em Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul, e um terceiro em Colatina, no Noroeste.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o momento, o Estado já registrou 786 ocorrências em áreas de vegetação desde o início de 2024. De janeiro a maio, os casos aumentaram 30% em relação ao mesmo período no ano passado.
Já os incêndios em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias chegaram a 539 ocorrências nos cinco primeiros meses deste ano.
Os três incêndios de segunda-feira ocorreram em regiões de mata nos municípios.
De acordo com a aspirante Milena, do Corpo de Bombeiros, em Cachoeiro de Itapemirim, o fogo teria começado no início da tarde, no bairro Gilson Carone.
"Essa ocorrência entrou para nós logo após o almoço, no início da tarde e entrou o histórico de chamas altas e que havia área residencial próxima. Prontamente, a guarnição se deslocou, ao chegar ao local iniciou um combate direto. Depois continuou o combate morro acima com abafador. Havia um muro de pneus, que separava a via da área residencial", informou.
Em Vitória, o incêndio ocorreu no bairro Tabuazeiro, e pela manhã ainda era possível ver fumaça no local. O fogo teria começado em uma chácara, que foi por onde os bombeiros precisaram entrar para combater as chamas.
Já em Colatina, o incêndio ocorreu no bairro Vicente Soella, também em uma área de vegetação. Normalmente, por ser um período mais seco, o inverno é mais propício para a ocorrência de incêndios.
De acordo com a aspirante Milena, a população pode tomar medidas para prevenir incêndios. Dentre elas, está o cuidado com o descarte de lixo, principalmente em regiões de vegetação.
"É muito importante a participação da população, como por exemplo descartar o lixo corretamente. Nunca queime lixo em área de vegetação. E faça o descarte correto de bitucas de cigarro", disse.