Aparelhos foram recuperados na primeira fase do Projeto Recupera e serão devolvidos aos donos verdadeiros
Mais de 200 celulares roubados ou furtados no Espírito Santo foram recuperados pela Polícia Civil nesta semana, durante a fase de teste do Projeto Recupera.
Segundo a polícia, 172 celulares já foram entregues nas Delegacias Regionais de Vitória e de Vila Velha, e outros 49 serão entregues nos próximos dias.
A iniciativa envia mensagens aos aparelhos e alerta as pessoas que estão em posse. Elas são intimadas a comparecer em uma delegacia para entregar voluntariamente o aparelho e explicar a origem da receptação.
"O resultado nessa fase do projeto foi extraordinário. Recuperamos cerca de 40% dos aparelhos. A fase experimental já demonstrou que dá certo. Agora, nossos policiais vão continuar trabalhando. Quem não veio até a delegacia vai receber uma visita das equipes da Polícia Civil para explicar o porquê de estar com celular roubado ou furtado, de onde veio o aparelho", destacou o governador Renato Casagrande.
"Quem não atendeu a intimação, nós vamos às casas recuperar os telefones. Também já começamos a identificar algumas lojas que recebem esses aparelhos e elas também serão visitadas pelas equipes. Vamos fazer um mutirão para devolver o aparelho aos donos verdadeiros em breve", disse.
Quem recebeu a mensagem de alerta ainda pode comparecer em uma delegacia e entregar voluntariamente o aparelho.
O envio da mensagem é realizado pela Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), que fica localizada na caixa do aparelho telefônico. Além disso, pode ser consultada ao digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.
Para que a mensagem seja enviada, é preciso que a vítima que teve o celular furtado ou roubado tenha registrado um boletim de ocorrência e indicado o número de identificação.