Conexão do maratonista com o campo é homenagem produzida pela agência Nova para o Dia do Produtor Rural Leia mais em: https://conexaosafra.com/geral/o-maratonista-que-tirou-da-terra-forcas-para-ganhar-medalha-olimpica/
"Uma maratona se vence passo a passo. Uma colheita se faz semente a semente". O que o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima tem a ver com o campo? O Sistema CNA/Senar responde à pergunta em uma nova campanha que homenageia os mais de cinco milhões de produtores rurais do país. Os dois vídeos relatam a trajetória do atleta brasileiro que poucos conhecem: a criação no campo, os desafios que ele enfrentou na zona rural e a relação com o esporte, desde o começo até se tornar medalhista olímpico.
Lima ganhou repercussão internacional em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, ao ser empurrado para fora da prova por um espectador quando estava na liderança. Ao retornar ao circuito, conseguiu o terceiro lugar, conquistando a medalha de bronze. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que hoje, depois de encerrar a carreira no esporte, trabalha com a criação de gado de corte, retornando às origens no campo.
"Desde que eu nasci, sempre sonhei grande. Quando tentaram me derrubar, eu segui em frente, como o campo me ensinou. O campo me deu aquela luz, que está lá no fim do túnel. A força do campo me fez superar todos os desafios e os obstáculos que encontrei na minha carreira de atleta. Se a gente colocar em prática os nossos objetivos e nossos sonhos, a gente pode ir muito mais longe do que imaginamos", detalha Vanderlei.
Foi no campo onde Vanderlei começou os primeiros treinos, ao ganhar o primeiro par de tênis de corrida, despertando a curiosidade da vizinhança, que não imaginava que aquele seria o maratonista condecorado com a maior honraria olímpica, a "Medalha Barão Pierre de Coubertin", concedida a atletas que demonstram o verdadeiro espírito olímpico com atos de superação. Com isso, tirou lições que o ajudaram a vencer diversas barreiras que o esporte proporciona.
"O trabalho em equipe é fundamental para o bom desenvolvimento no campo, para se ter uma boa colheita, e no esporte, para a conquista da tão sonhada medalha olímpica. Por isso, reforçamos muito a importância dessa parceria para os milhões de produtores rurais do país se sentirem homenageados e até reconhecidos pela importância do trabalho diário em abastecer a mesa dos brasileiros", explica Márcio Nascimento, redator da Nova.
O Sistema CNA/Senar representa e defende os interesses de milhões de produtores rurais brasileiros, e busca promover o crescimento e o desenvolvimento do setor agropecuário, além de oferecer educação profissional, assistência técnica e gerencial e atividades de promoção social em busca da qualificação e aumento de renda para as famílias no campo.
"Vanderlei Cordeiro de Lima representa muito bem o exemplo de resiliência e superação do produtor rural, que cresceu na roça e buscou no campo a força para vencer no esporte, enfrentando todo e qualquer desafio. Esse é o produtor que o Sistema CNA/Senar representa: aquele que acorda cedo todos os dias para garantir o alimento para a população brasileira e que, apesar de todas as dificuldades e obstáculos, não desiste e segue em frente, sempre em busca dos melhores resultados", destaca o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.