Nesta terça-feira,14, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Ideb revelando o avanço extraordinário do município de Nova Venécia na qualidade da educação.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o Ideb do município alcançou 7,1 no ensino fundamental anos iniciais, ficando acima da média padronizada de 6,15, e obteve 5,9 nos anos finais, também acima da média padronizada de 5,33.
Com isso, Nova Venécia alcançou o maior índice da história do Ideb. Este ano o município obteve o melhor resultado desde que o indicador foi criado em 2005.
A secretária Municipal de Educação disse que o resultado coloca Nova Venécia em 1º lugar no estado se comparado aos municípios mais populosos. "Hoje é um dia histórico, que marca uma trajetória de trabalho de muitas mãos: equipe da Seme, equipe gestora das escolas, os protagonistas, nossos professores, e nossos alunos e suas famílias. Lá em 2021, nós nos unimos num objetivo único: elevar a qualidade da educação de Nova Venécia. Agora estamos colhendo os frutos das sementes que plantamos juntos, com todo apoio da gestão municipal", comemorou.
Em 2021, no pós-pandemia, o Ideb do município ficou em 5,7; houve um crescimento de 1,4 em 2023. O crescimento também é surpreendente nos anos finais: 0,9, elevado, considerando os grandes desafios da etapa no país. O cenário fica ainda melhor quando se compara o desempenho de médias estaduais, que é de 6,0 nos anos iniciais, e nos anos finais, 4,9.
O Ideb do Espírito Santo foi de 6,3 nos anos iniciais e 5,3 nos anos finais. O estado com o maior índice é o Paraná, com 6,7 nos anos iniciais. Nos anos finais, Paraná, Goiás e Ceará despontam com 5,5. Nova Venécia sai à frente em todos os contextos.
Nova Venécia atribui o sucesso conquistado ao comprometimento e desempenho dos professores na implementação de sua proposta pedagógica em 2021, na qual incluiu, no pós-pandemia, a readequação da organização Curricular com mais aulas de língua portuguesa e matemática, para recomposição da aprendizagem, o Assessoramento in loco, o programa de formação continuada em serviço, avaliações diagnósticas sistemáticas, o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e reestruturação do Currículo de Nova Venécia alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e em 2022, aderiu ao Programa Educar Valer (EpV), de Sobral-CE, a parceria com a qual deu início às ações de fortalecimento da aprendizagem, por meio do programa próprio, o Alfabetização Aqui é pra Valer, além de ter feito a aquisição de material complementar de apoio que em 2022, atendeu aos alunos de de 1º ao 9º ano, com o Projeto "Um Giro pela Aprendizagem", permanecendo em 2023 para os alunos de 6º ao 9º ano, junto ao material do Educar pra Valer para alunos de 1º ao 5º.
Nesse período, o município contou também com o apoio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).