Depois da onda de frio, o Brasil esquentou muito neste fim de semana. Os alertas amarelo e laranja abrangem mais de 40 cidades do ES
Depois da onda de frio, o Brasil esquentou muito neste fim de semana. O calor ultrapassou os 40°C no Centro-Oeste, chegou a quase 39°C no Paraná, 38°C em Rondônia e 37°C no interior de São Paulo. Segundo o Climatempo, novos recordes de calor foram estabelecidos em algumas capitais brasileiras.
No Espírito Santo, não foi muito diferente. O sol predominou em todo o estado, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade relativa do ar para as cidades capixabas. Um dos avisos, de cor laranja, prevê umidade relativa do ar entre 20% e 12%. Nesta situação, há riscos de incêndios florestais e danos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Essa condição pode ocorrer em 16 municípios, que são eles:
Mais 25 cidades receberam alerta amarelo. Neste caso, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. O risco de incêndios florestais e danos à saúde é baixo. Veja a lista dos municípios:
Para evitar problemas, especialistas orientam que a população beba bastante líquido; evite atividades físicas de alta intensidade; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; use hidratante para a pele; umidifique o ambiente; e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Previsão do tempo
Segundo o Incaper, nesta terça-feira (20), o tempo segue estável em todo o Espírito Santo, devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. O sol predomina, e não há previsão de chuva no estado. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% no período da tarde, no extremo sudoeste do Espírito Santo. O vento sopra com moderada intensidade no litoral da região Sul e da Grande Vitória.
Para a quarta-feira (21), a previsão se mantém. Sol e poucas nuvens em todo o Espírito Santo, devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar permanece abaixo dos 30% no período da tarde, no extremo sudoeste do Espírito Santo. O vento sopra com moderada intensidade no litoral da região Sul e da Grande Vitória.