O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) se reuniu, na tarde desta quarta-feira (28), com representantes dos pescadores para dialogar sobre a situação de mortandade de peixes no Rio Santa Maria e na baía de Vitória. Participaram também da reunião representantes da Prefeitura de Cariacica, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).
Nesta quinta-feira (29), o Iema irá, junto com os pescadores, mapear os locais onde houve maior registro de mortandade de peixes e fazer as novas coletas de amostras necessárias para as análises laboratoriais.
"Desde que recebemos a denúncia, o Iema está realizando vistorias no Rio Santa Maria e na baía de Vitória. Estamos averiguando todas as possíveis hipóteses de contaminação e contamos com a colaboração dos pescadores para nos mostrar os pontos críticos", destacou o diretor-geral do Iema, Mário Louzada.
O Iema realizou vistorias tanto na margem do rio, quanto por meio de barcos e drones, além de verificar as empresas da região, mas não foram encontrados indícios de contaminação. O Instituto mediu ainda a oxigenação, a temperatura e a condutividade da água, que se encontram dentro da normalidade.