Mês começa com estado em alerta para a baixa umidade do ar e a previsão de uma nova onda de calor
Setembro começou com a expectativa para a chegada de uma nova massa de ar e uma onda de calor em parte do país. No Espírito Santo, a mudança no tempo já deve ser sentida nesses primeiros dias do mês.
O Estado está em alerta por conta da baixa umidade do ar, provocada por uma massa de ar que estabilizou na região e deixa o ar quente e seco.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta semana, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% à tarde em todo o oeste capixaba e cair para menos de 20% nas regiões Sul, Serrana e Noroeste.
Os ventos devem ser de intensidade moderada no litoral, com possíveis rajadas em algumas praias.
As temperaturas devem seguir estáveis em todas as regiões capixabas, com manhãs e noites com mínimas que variam de 12ºC a 21ºC. Durante o dia, o calor deve predominar e os termômetros podem marcar até 31ºC.
Nas semanas seguintes, uma nova onda de calor deve elevar as temperaturas em 5ºC acima da média para o período.
De acordo com o Instituto Climatempo, as ondas de calor são comuns em grande parte do Brasil durante este período do ano.
Com o passar dos anos, esses fenômenos têm se tornado mais intensos e mais longos. Esta pode ser a onda de calor mais forte do ano até o momento.
Os modelos meteorológicos apontam que este ano o período deve ser maior e é possível que em algumas áreas o calor persista para além da segunda quinzena de setembro. Isso faz com que a expectativa de chuva também aumente para metade de setembro e início de outubro.