Em assembleia realizada nesta quinta-feira (12), bancários e bancárias da Caixa rejeitaram a última proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), específico apresentada pelo banco, e aprovaram início da greve a partir de segunda-feira (16). Do total de 717 votos, 70% foram pelo "não" à proposta final do banco.
Nesta sexta-feira (13), os bancários capixabas da Caixa são convocados para plenária virtual às 19 horas para organizar o movimento grevista.
No Amazonas e no Rio Grande do Norte a greve já está acontecendo. A categoria pede reajuste salarial de 5%, a volta dos servidores que atuavam nos caixas de atendimentos e dos tesoureiros e o fim das demissões imotivadas (justa causa) por parte dos bancos.
A direção do Sindibancários/ES também orientou que os funcionários do Banestes rejeitassem a proposta de ACT, considerada rebaixada. "Além de não avançar nas cláusulas econômicas, a proposta do Banestes não garante melhores condições de trabalho e o fim dos instrumentos de gestão adoecedores, como as metas", afirmou o sindicato.
Uma nova assembleia dos bancários e bancárias do Banco do Brasil (BB) acontece nesta sexta-feira (13), das 8 às 16 horas, para deliberação sobre aprovação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pelo banco ou confirmação da rejeição à proposta e início de greve na próxima quarta-feira (18). A assembleia é virtual e realizada por meio do sistema de votação on-line do Sindicato.
Os bancários do BB no Espírito Santo rejeitaram a proposta de Acordo apresentada pelo banco em assembleia realizada na última segunda-feira (09) e aprovaram entrar em greve, mas não deliberaram sobre o dia exato de início do movimento grevista.